Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUPERA!

Em Pantanal, José Leôncio humilha Tadeu após roubo da sela de prata: 'Digno'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira, caracterizado como José Leôncio, tem a expressão contrariada --as sobrancelhas franzidas, a boca apertada-- em cena de Pantanal

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai dar um chilique ao ver o desgaste de seu bem mais precioso

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2022 - 9h05

José Leôncio (Marcos Palmeira) quase morrerá antes da hora ao flagrar Tadeu (José Loreto) montado na famosa sela de prata de Pantanal. Abismado com tamanha ousadia, o fazendeiro armará um barraco e humilhará o filho pelo abuso com a herança do velho Joventino (Irandhir Santos). "Na esperança que um dos meus filhos pudessem ser dignos de montar nela outra vez", argumentará o magnata na novela das nove da Globo.

O próprio boiadeiro terá se arrependido da atitude, mas já não poderá fazer muita coisa. Bastará que o todo-poderoso do bioma bata o olho no lombo do cavalo do herdeiro e pronto: a caos já estará armado. O pecuarista nem precisará falar nada, pois Tadeu já terá cedido à culpa e soltado a língua.

"Eu só quis experimenta ela, pai", justificará o peão. "Com ordem de quem?", continuará o dono da fazenda, sério e implacável. "O senhor me perdoe a ousadia", lamentará o rapaz, cada vez pior. Mas nem o semblante aterrorizado do filho impedirá que José Leôncio deixe de fazer sua palestra costumeira em relação ao pai --que nunca fez sequer uma visita sob a forma de Velho do Rio (Osmar Prado).

Tudo isso que ocê tá vendo, aqui e nas outras fazendas, nasceu com ele montado nessa sela. Eu nunca que usei ela, porque nunca achei que tive o merecimento. Eu não sou metade do homem que ele foi... Nem conheci nesse mundo quem fosse. Mas guardei essa sela esses anos tudo, na esperança que um dos meus filhos pudessem ser dignos de montar nela outra vez.

O namorado de Zefa (Paula Barbosa), inseguro, tomará a bronca como ofensa pessoal. Ele também dará um chilique com o pai, furioso. "Eu não monto mais nela, desculpa", dirá Tadeu. "E também não vou disputar ela com seus filhos. Causa que eu sou um bosta perto deles dois. O senhor me perdoe", complementará ele, deixando o recinto com passos duros.

O todo-poderoso do bioma tentará consertar o surto, mas não dará jeito. Ele chamará o irmão de Jove (Jesuita Barbosa) para uma nova conversa, mas o injustiçado se limitará a soltar poucas palavras. "Eu sou só um peão, seu José Leôncio... Sou só aquilo o que ocê me fez", cravará ele.

No entanto, será o filho peão quem conquistará a sela de prata dos irmãos. Ele vencerá a corrida que dá direito à sela e ainda zombará dos concorrentes. O pantaneiro vai esperar Jove e José Lucas (Irandhir Santos) tomarem uma boa vantagem antes de instigar seu cavalo e ultrapassá-los sem a menor dificuldade.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. A novela das nove será substituída em 10 de outubro por Travessia, trama de Gloria Perez.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.