HERVAL ROSSANO
Nelson Di Rago/TV Globo
Herval Rossano (1935-2007) em À Sombra dos Laranjais (1977); diretor virou protagonista
Há 46 anos, À Sombra dos Laranjais (1977) chegava ao fim na faixa das seis da Globo. Chamado para dirigir a novela, Herval Rossano (1935-2007) acabou tendo de assumir o papel do protagonista às pressas e acumulou funções no folhetim.
A história era baseada na peça teatral escrita por Viriato Corrêa (1884-1967) em 1944, e o ator Rogério Fróes tinha sido escalado para interpretar o protagonista Pedro Lemos na versão televisiva.
Fróes chegou a aparecer nas chamadas da novela praticamente até ela ir ao ar, segundo Nilson Xavier. De acordo com o site Memória Globo, o ator teve de abandonar o projeto duas semanas antes da estreia por problemas de saúde.
Com pouco tempo para escalar outro artista, Herval Rossano acabou assumindo a missão de interpretar o protagonista. O diretor já havia atuado em folhetins como Pigmalião 70 (1970), Assim na Terra como no Céu (1970), Carinhoso (1973), Fogo sobre Terra (1974) e Cuca Legal (1975).
Rossano começou a trabalhar como diretor em Helena (1975) e voltou a atuar no susto justamente em À Sombra dos Laranjais. Depois, fez ainda As Três Marias (1980), A Gata Comeu (1985), Bambolê (1987), Salomé (1991) e Era Uma Vez… (1998).
Ambientada em 1947, À Sombra dos Laranjais mostrava a volta de Pedro Lemos à fictícia Laranjais. Ele havia abandonado a cidade e a a noiva, Madalena (Aracy Cardoso), para tentar uma vida melhor no Rio de Janeiro, onde virou um advogado criminalista bem-sucedido.
Mas, ao se ver envolvido com seis mulheres diferentes, Pedro decidiu escapar de confusões e voltou à cidade natal --na qual reencontrou Madalena ainda apaixonada por ele. Por volta do capítulo 31, o autor Sylvan Paezzo (1938-2000) deixou o comando da adaptação e foi substituído por Benedito Ruy Barbosa.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Novela da Globo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.