HUMBERTO MARTINS
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Humberto Martins como general Camacho em Kubanacan (2003); ator foi afastado da novela
Há 20 anos, Kubanacan (2003) estreava na faixa das sete da Globo. A novela de Carlos Lombardi fazia uma sátira às ditaturas latino-americanas, mas é mais lembrada pela trama envolvendo Esteban (Marcos Pasquim), o pescador parrudo. A história também ficou marcada pela saída repentina de Humberto Martins, que vivia Carlos Camacho.
À época, o ator afirmou que precisava se afastar do trabalho para cuidar de problemas pessoais. Mas houve rumores de que o artista estava incomodado por não receber tanta atenção quanto Marcos Pasquim.
"Melindrado por não ter o costumeiro destaque na história, [Martins] se queixou e pediu para deixar o elenco", explicou o autor Fábio Costa no livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas.
Carlos Lombardi precisou encontrar uma forma de explicar a ausência do personagem na trama. Assim, o general Camacho foi atrás de um fazendeiro que iria apoiar sua candidatura à presidência. Ele supostamente morreu após levar dois tiros.
O autor, então, criou um irmão do ditador para suprir o papel de vilão na narrativa, e Celso Camacho (Marco Ricca) entrou na história. Só que Humberto Martins acabou voltando à novela alguns meses depois.
Kubanacan se passava em uma república fictícia nos anos 1950 e ironizava os problemas dos países sul-americanos governados por ditadores. A história começou quando os militares se incomodaram com a benevolência de Rúbio Montenegro (Stênio Garcia) diante dos protestos da oposição. Amante da primeira-dama, Mercedes (Betty Lago), o general Camacho antecipou o golpe do Exército e assumiu o poder após a morte de Rúbio.
A trama também tinha uma colônia de pescadores como núcleo central. Casada com Enrico (Vladimir Brichta), Marisol (Danielle Winits) acabou se apaixonando por um homem desmemoriado e misterioso que surgiu na praia. Batizado de Esteban, o descamisado foi acolhido pela aldeia e se envolveu em muitas confusões.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.