Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NANDO CUNHA

Demitido de As Aventuras de Poliana, ator detona novela: 'SBT tem medo'

REPRODUÇÃO/SBT

Ciro, personagem de Nando Cunha, terá final trágico após telhado cair sobre sua cabeça em As Aventuras de Poliana - REPRODUÇÃO/SBT

Ciro, personagem de Nando Cunha, terá final trágico após telhado cair sobre sua cabeça em As Aventuras de Poliana

CADU SAFNER

Publicado em 14/5/2019 - 5h28

Nando Cunha, 52 anos, que vive o personagem Ciro em As Aventuras de Poliana, se despede da novela nesta quarta-feira (15). O ator não teve o contrato renovado com o SBT e sai da história com uma morte trágica. Mas ele não vai sentir saudade. Cunha destrói os textos de Iris Abravanel, que considera "de direita", e critica a história por não ter representatividade racial ou de gênero. "Eles [SBT] não mostram diversidade, têm medo de falar", diz.

Para ele, os roteiros criados pela mulher de Silvio Santos fazem alusão à mentalidade do presidente Jair Bolsonaro, com conceitos conservadores. Mais do que isso, pecam por serem fracos. "Falta um arco dramático maior, aprofundar os personagens, as tramas... Fazer um gancho de um capítulo para outro", detona.

Demitido, ele afirma que não é o único a ter problemas com a história. "As pessoas que me paravam na rua comentavam: 'Ah, a novela está chata, a novela enjoou'... Não tem um gancho, uma trama para acompanhar, sabe?", continua o ator, que na Globo havia atuado em novelas como Salve Jorge (2012) e Geração Brasil (2014).

Para Cunha, um dos problemas de Poliana é focar demais no núcleo infantil em detrimento das histórias dos adultos. "Novela é novela, mas às vezes fica muito em cima das crianças. Os personagens principais são elas", critica ele.

Nando Cunha só faz uma ressalva em relação a Duda Pimenta, intérprete de Kessya, filha de Ciro. "Ela faz um trabalho maravilhoso, quando ela faz as cenas, põe todo mundo no bolso. É a única [criança] negra no ar hoje, é a princesa de Uganda."

Novela conservadora

Acostumado a fazer trabalhos mais liberais, Cunha se chocou com a mentalidade conservadora que encontrou nos bastidores de Poliana --e ainda associa a trama à eleição de Jair Bolsonaro. "Eu vejo um texto extremamente de direita. Eles querem passar a história de uma família conservadora tradicional brasileira e coisas dessa nova onda, e não mostram a diversidade", diz.

"Conservadorismo é o pensamento do SBT, do Silvio Santos e do presidente [Jair Bolsonaro], que é amigo dele. A gente vive um retrocesso cultural, econômico e é a partir desse poder que ele [Bolsonaro] está hoje eleito. E o SBT assina embaixo."

Para o ator, a trama promove um desserviço à sociedade ao não sair do lugar-comum. "A novela não dialoga com os diversos tipos de relacionamentos que temos na sociedade; [não tem] um casal gay, as diversas formas de gênero..."

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Ciro, personagem de Nando Cunha em Poliana, morrerá em desabamento do teto de sua casa

"O próprio negro é tratado de uma forma estereotipada. É uma família de negros pobres em uma comunidade. Por que que não colocaram o meu personagem como dono de colégio e a minha mulher como uma empresária bem-sucedida?", alfineta. "Acham que estão fazendo um favor, mas não é favor nenhum. Só estão repetindo os estereótipos de quase todas as emissoras."

Assédio e racismo

Além de detonar os textos da novela, o ator de 52 anos também critica o tratamento que recebeu durante as gravações. Ele alega que foi vítima de racismo e assédio por parte de uma produtora de elenco, cujo nome não quis revelar.

"Ela já colocou o dedo na minha cara, dizendo que eu não tinha de questionar nada, que eu tinha de fazer o que ela mandava. Desculpa, mas ninguém manda em mim. Eu tenho de acatar ordens da direção, que na verdade são direcionamentos de cena. Eu sou um ator, um artista, eu não sou um funcionário de um banco para receber ordens e ficar calado", explica ele.

O ator classifica sua demissão de Poliana como algo libertador e diz que não voltaria nunca a trabalhar na emissora de Silvio Santos se recebesse um novo convite.

Ou seja: se tiverem de gravar um flashback com Ciro, os diretores precisarão de um novo ator para o papel --mas uma troca dessas não seria inédita para a novela, que já substituiu a protagonista adulta, Milena Toscano, por Thaís Melchior.

Gastos do próprio bolso

Morador do Rio de Janeiro, Cunha reclama que precisava pagar as viagens para São Paulo e a estadia na cidade do próprio bolso, sem nenhuma ajuda de custo do SBT. 

"Era complicado, porque o SBT não banca passagem para ninguém, nem estadia. Como eu moro no Rio, eu saía de manhã para chegar lá [no SBT] no horário. Às vezes, ficavam chateados porque eu chegava atrasado se a ponte aérea dava zica, ou porque o avião não subiu, por neblina ou mau tempo, mas a culpa não é minha. Eu sempre comprei as passagens para chegar de manhã."

"Em relação às passagens e à estadia [que eu bancava], é uma coisa que eu não gosto de contestar, porque já estava no contrato. Mas é meio desgastante, era metade do salário --que já não era lá aquelas coisas."

A notícia da demissão

Nando Cunha descobriu que Ciro morreria por meio de uma conversa dos atores da novela no WhatsApp, um aplicativo de troca de mensagens.

"Alguém colocou no grupo que meu personagem havia morrido. Eu fiquei sabendo assim [que sairia da novela]. Para você ver como são as relações lá dentro. Depois um diretor veio falar comigo e disse: 'A casa não quer mais renovar com você'. Eu falei: 'Tudo bem'. Ele disse: 'Mas nós vamos dar um final digno para o seu personagem'. O fim digno foi um teto caindo na cabeça dele", critica o ator.

Outro lado

Procurado, o SBT refutou as acusações de Cunha.

"No roteiro da autora Iris Abravanel, a morte do personagem Ciro já estava prevista. Provavelmente o ator imaginou que seu desempenho poderia reverter a história, o que não ocorreu. Foi verificado que todas as outras acusações de Nando Cunha descritas neste e-mail [enviado pelo Notícias da TV] não têm nenhum fundamento, ao contrário, o ator sempre foi bem tratado por todos da equipe de teledramaturgia", informou a emissora.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de As Aventuras de Poliana e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 10 a 13/7

Sexta, 10/7 (Capítulo 563)
Débora sai da prisão e conversa com Afonso. Poliana faz as pazes com Otto. Hugo fala para Éric que vai sair da escola. Verônica, Guilherme e Filipa visitam Roger na prisão.  Otto convida as crianças do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.