Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA SEGUNDA

De princesinha do baile a chefão da cafonice: Saiba tudo sobre Vai na Fé

RENATA DOMINGUES/TV GLOBO

José Lorenzo usa terno azul com regata branca e óculos com lentes amarelas, e Sheron Menezzes está com cabelos soltos e sorri

Lui Lorenzo (José Loreto) vai se apaixonar por Sol (Sheron Menezzes) em Vai na Fé, da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 13/1/2023 - 6h25

Sol (Sheron Menezzes) foi a princesinha do baile na juventude, já Lui Lorenzo (José Loreto) é um cantor pop hedonista, narcisista e que até a própria mãe torce o nariz para sua cafonice. Os dois são os principais personagens de Vai na Fé, novela das sete da Globo que estreia nesta segunda (16) no lugar de Cara e Coragem.

A trama é contemporânea e abrirá debates para reflexões da sociedade, mas é sobretudo uma história para entreter, calcada na fantasia. No foco, estão as pessoas que acordam todos os dias acreditando que tudo vai dar certo. A canção de Gilberto Gil Andar com Fé resume o que a autora Rosane Svartman quer transmitir ao público com a família da protagonista.

Várias gerações moram na mesma casa em um bairro do subúrbio carioca, Piedade, na zona norte. Sol começa o folhetim vendendo as quentinhas que a mãe, Marlene (Elisa Lucinda), faz. A matriarca virou cozinheira quando perdeu o marido e passou a sustentar a família sozinha com seu tempero e garra para lutar pelo pão de cada dia.

Na região central do Rio de Janeiro, Sol para o carro com amiga Bruna (Carla Cristina Cardoso) em uma vaga cativa e vende as marmitas cantando paródias de músicas famosas, tem a quentinha "glamourosa, de frango, e poderosa, com tempero radiante", entoa a mãe de família.

História de Vai na Fé

Sol ia aos bailes funks na juventude, escondida dos pais. Ela sempre teve atração pelo palco e é bem afinada. Na "night", como se dizia na época, ela conheceu aquele que foi seu primeiro amor: Benjamin (Samuel de Assis). Vários personagens têm momentos felizes do passado em comum, e a novela fará essa viagens no tempo para mostrar como a saudade bate muitas vezes em quem já passou dos 40 anos.

Sol se tornou cantora do coro da igreja que frequenta aos domingos com as filhas, o marido e a mãe. Foi no templo evangélico que ela se aproximou de Carlão (Che Moais) no passado. Eles se casaram e tiveram Jenifer (Bella Campos), 18 anos, e Duda (Manu Estevão), de 12.

A mais velha passou no vestibular para cursar Direito em uma instituição de excelência. Boa aluna, ela vai estudar graças a uma bolsa de estudos e se torna a primeira universitária de sua família.

Toda a caracterização de Sheron Menezzes foi criada para mostrar que ela é uma mulher solar. A casa humilde da família também é aconchegante para representar muitos lares brasileiros. A vida de Sol sofre uma reviravolta quando ela ganha uma oportunidade que balança toda a estrutura que a mulher criou desde que teve sua primeira filha.

Vitinho (Luis Lobianco), um amigo de longa data e que trabalha na produção do cantor Lui Lorenzo, reencontra Sol em um dia em que estará aflito porque teve de demitir Érika (Leticia Salles), backing vocal da banda. A dançarina traiu a confiança do músico passando informações para o perfil de fofoca de Anthony Verão (Orlando Caldeira).

victor pollak/tv globo

Loreto com Sorrah

Lui Lorenzo com a mãe, Wilma (Renata Sorrah)

A reviravolta na vida de Sol

Vitinho vê em Sol a solução de seus problemas e a convida para substituir Érika. A vendedora arrasa no teste e aceita o trabalho depois de conversar com o marido, que ficará mexido, mas se preocupa com os boletos para pagar. Ele ficou desempregado na pandemia e trabalha atualmente como entregador de aplicativo.

A partir daí, Sol fica famosa e ainda desperta Lui Lorenzo para o amor. O cantor tem um superego e sabe que tem um monte de "luilovers" e "luilunáticas" loucas para ficar com ele. Ele vive de caso em caso e em algumas relações tóxicas, como a que mantém com Érika. Com Lui Lorenzo, a trama vai alfinetar os artistas que têm ideias exacerbadas sobre si mesmo.

Para ter uma ideia, o músico é tão narcisista que tem como santuário um quadro com sua imagem no melhor ângulo seminu. Ele se cultua e se admira diariamente. Lui mora com a mãe, Wilma (Renata Sorrah), que também é sua empresária. Ela foi atriz no passado, mas, ao envelhecer, não conseguiu mais papéis, vítima do etarismo.

Mãe e filho são sem noção, mas, mesmo assim, ela é a maior crítica da breguice dele. Um cara que ostenta muito e tem gosto duvidoso. Sempre teve um clã ao seus pés: um verdadeiro esquadrão trabalhando para ele brilhar nos palcos. A chegada de Sol ao grupo mexe com Lui Lorenzo, que fica encantado pela suburbana.

Vira e mexe, ela precisa fugir das investidas do cantor, sob o olhar atento de Wilma, que não acredita quando ele diz que, dessa vez, é mais do que atração. A mãe conhece bem o filho que tem. É um homem bonito e sedutor, infalível em suas conquistas.

Confira elenco e outros personagens

Carol Dieckmann

Carolina Dieckman é a advogada Lumiar (João Miguel Júnior/Rerpodução)

Além dos núcleos de Sol e Lui Lorenzo, tem o de Lumiar (Carolina Dieckmann), o de Theo (Emilio Dantas), o da universidade onde Jenifer (a filha mais velha de Sol) estuda e o de Piedade (bairro onde a protagonista mora).

Lumiar conheceu o marido, Benjamin, na faculdade de Direito. Mesmo com personalidades opostas, ela é objetiva e racional, enquanto ele é idealista e passional, os dois acabaram se aproximando. Quando o pai de Ben morreu, Lumiar ajudou o rapaz recém-formado a segurar as pontas no escritório de advocacia que ele herdou.

Ben virou advogado criminalista e construiu uma carreira bem-sucedida. O casal leva uma vida feliz. Não ter filhos é uma decisão de Lumiar que Ben concordou: eles preferem viajar pelo mundo.

Lumiar odeia seu nome e é o contrário de seus pais, Dora (Claudia Ohana) e Fábio (Zécarlos Machado), um casal hippie, que tem um casamento aberto. Eles são donos do Refúgio Paz de Lumiar, na região serrana do Rio de Janeiro.

Fábio também é pai de Lui Lorenzo, com quem tem pouco contato por causa do ressentimento de Wilma. Ela deu o golpe da barriga, mas ele não se separou para ficar com a atriz.

O núcleo de Theo é o do drama. Ele parece um homem respeitável e um pai de família exemplar, mas é um crápula. Casado com Clara (Regiane Alves) e pai de Rafa (Caio Manhente), cultua uma paixonite do passado por Lumiar desde a faculdade.

Jean Paulo Campos

Jean Paulo Campos interpreta o universitário Yuri (Fábio Rocha/TV Globo)

O empresário nunca se formou e tem como sócio oculto Orfeu (Jonathan Haagensen) em uma empresa de importação e exportação, na qual rola contrabando por debaixo dos panos. Clara é submissa, enquanto o filho tem depressão.

Na turma dos universitários tem Bela (Clara Serrão), Fred (Henrique Barreira), Tatá (Gabriel Contente), Yuri (Jean Paulo Campos) e Guiga (Mel Maia), que é arrogante e vive de sua atuação nas redes sociais. Influenciadora digital, ela vai causar com seus publiposts.

Já Simas (Marcos Veras) é um artista frustrado, ex-DJ, que tem barzinho perto da faculdade e namora Bia (Flora Camolese), filha de Sabrina (Cris Werson).

Por último, em Piedade, na zona norte do Rio de Janeiro, moram Bruna, Kate (Clara Moneke), Hugo (MC Cabelinho), Bryan Lucas (Felipe Rodrigues), Gil (Nego Ney), Meire (Nathalia Costa), Neide (Neyde Braga), Joel (Waldo Piano) e o pastor Miguel (Adriano Canider).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.


Resumos Semanais

Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8

Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo. Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.