DE OLHO NAS REDES
JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO
A autora Rosane Svartman durante participação na novela Cara e Coragem como ela mesma
Pronta para ser xingada no Twitter. Esse é o atual status de Rosane Svartman, autora de Vai na Fé, novela que estreia na faixa das 19h da Globo no próximo dia 16. A novelista, na verdade, brinca com as torcidas fervorosas dos fãs dos folhetins que usam a internet para externar seus desejos, principalmente envolvendo os triângulos amorosos e os alvoroços que se criam com quem fica com quem no final de um folhetim.
"Eu acho que é bacana isso da novela, de ser aberta, de gerar esse esse boca a boca amplificado pelas redes sociais. Essa paixão, alguém que quer me atropelar e dar ré. Não acredito que essa pessoa literalmente quer me atropelar e dar ré, mas essa paixão é uma conexão com a novela", comenta a roteirista, que realmente leu uma mensagem postada na rede social na qual o usuário dizia que queria fazer isso com ela.
"Eu tenho de repetir isso para mim mesma quando eu começo ler aqueles tuítes aguerridos e passionais. Mas acho que o que a novela provoca é um fenômeno espetacular. É maravilhoso porque é um laço social que a novela, de alguma forma, provoca. A gente consegue ter o possível retrato da repercussão que a novela gera no país, e eu acho isso impressionante, é um fenômeno", completa.
A autora afirma que escreve pares românticos para serem shippados. "Porque eu acho que o triângulo amoroso é um clássico ou um padrão glamouroso de uma novela, é o melodrama, mas nunca escrevo o final em nenhuma sinopse", explica, já deixando claro que o desfecho amoroso de nenhum dos personagens de Vai na Fé esteja traçado.
Responsável por um dos grandes sucessos da faixa das 19h na última década, a novela Totalmente Demais (2015), e com sua última trama também bem aceita no horário, Bom Sucesso (2019), ela gosta de abrir debates que estão em pauta na sociedade.
Por isso, a substituta de Cara e Coragem tem uma família central, que mora no subúrbio e é formada por pessoas negras.
É preta e tem uma primeira filha que vai para a faculdade, uma universidade particular de excelência. A gente vai ter oportunidade de falar do ponto de vista de várias gerações dessa família. Entrando nessa universidade, a gente vai poder falar através dos personagens de questões que hoje também a gente está conversando na sociedade, como cota, meritocracia e privilégio.
A formação ética e moral dos profissionais também terá espaço, já que os estudantes em destaque são de Direito. Isso deve abrir um bom leque para se falar de Justiça e como as leis e a percepção das pessoas mudaram ao longo dos anos.
"Um exemplo disso é o assédio sexual. A nossa percepção do que é assédio e do que não é assédio mudou, né? Então, é claro que a gente vai trazer isso também, aproveitando as diferentes gerações que a gente tem nessa novela", finaliza a escritora.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8
Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo.
Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo.
Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.