Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NOVIDADES

Irmãos que viram casal e lésbicas felizes: O que muda no remake de Vale Tudo?

MANOELLA MELLO/TV GLOBO

Laís (Lorena Lima) e Cecília (Maeve Jenkings) sorriem em foto de Vale Tudo

Laís (Lorena Lima) e Cecília (Maeve Jenkings) em Vale Tudo: casal lésbico terá mais destaque

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 28/3/2025 - 11h00

O remake de Vale Tudo estreia na faixa das nove da Globo na segunda (31) com uma série de mudanças em relação à obra original de 1988. A autora Manuela Dias explicou que algumas alterações precisaram ser feitas para adequar a história aos dias de hoje.

"Foram 33 anos desde a versão original, e muita coisa mudou. Não existia internet, o alcoolismo não era considerado uma doença, existiam índices de machismo e racismo que hoje são absolutamente intoleráveis, também de violência contra mulher. É muito bom fazer atualizações, porque elas refletem avanços da sociedade", declarou a novelista no painel da CCXP 24.

Ao reescrever a trama, a escritora também teve de mudar as estruturas das cenas e dos roteiros. "Eu vi a novela toda, revi agora. Eu mantive os personagens e os arcos longos, o que acontece ao longo da novela. Mas em Vale Tudo não dá para passar [comparar] a cena original e do remake [como se fosse igual], é totalmente diferente no sentido de estrutura."

"A concorrência [da Globo com outras emissoras e plataformas] era menor, a preocupação com o gancho era muito menor, tinha outro ritmo, outra demanda. Às vezes, terminava o capítulo com um beijo", ressaltou a autora.

Após a repercussão negativa de uma entrevista à Folha de S.Paulo, Manuela também fez questão de afirmar que não transformará Odete Roitman (Debora Bloch) em "boazinha" na nova versão.

"Entenderam que a Odete não seria uma vilã, e as pessoas ficaram muito revoltadas... E elas, claro, estão certas", disse a roteirista no programa Provoca, da TV Cultura. "Eu, como dramaturga... Imagina se eu ia abrir mão de uma vilã como Odete Roitman? Só se eu estivesse doida", arrematou.

Principais mudanças em Vale Tudo

Maria de Fátima (Bella Campos) não vai querer ser modelo como na primeira versão. Agora, a alpinista social focará na carreira de influenciadora digital. Ela fará de tudo para conseguir trabalho na Tomorrow, a maior agência de conteúdo da América Latina.

Essa, aliás, é outra alteração importante, já que a Tomorrow era uma revista de moda antes. A interpretação da autora foi de que as revistas de moda não têm a mesma relevância que tinham há quase quatro décadas.

O "merchandising social" ficará por conta de Solange (Alice Wegmann), que terá diabetes --algo que não aconteceu em 1988. A diretora de criação da agência fará uso de insulina e explicará a importância desse e de outros tipos de tratamento. Algumas cenas também darão ênfase ao cuidado da jornalista com a alimentação.

Diferentemente da obra original, Cecília (Maeve Jinkings) não morrerá no remake. A personagem será casada com Laís (Lorena Lima), e elas adotarão Sarita (Luara Victória). O casal também será engajado em causas ambientais.

Em 1988, na primeira versão, Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska) viviam juntas, mas o relacionamento era muito mais subentendido. Na época, a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP) ordenou o corte de muitas cenas do casal.

Um novo casal surgirá na adaptação. Consuêlo (Rosane Gofman) e Jarbas (Stepan Nercessian), que eram irmãos, agora serão casados e vividos por Belize Pombal e Leandro Firmino. Eles serão pais de André (Breno Ferreira) e Daniela (Jessica Marques), que eram seus sobrinhos em 1988.

Manuela Dias também decidiu mudar a dinâmica da família Meirelles e retirar a empregada Zezé da história. Na obra original, a doméstica foi interpretada por Zeni Pereira (1924-2002). A autora optou por modernizar a trama e mostrar os personagens do núcleo realizando eles mesmos as tarefas domésticas.

Papel de Íris Bruzzi na primeira versão, a dona de casa Eunice ganhará uma profissão nos dias de hoje. Agora vivida por Edvana Carvalho, a personagem será uma costureira bem-sucedida e requisitada no mundo da moda.

A escritora ainda decidiu dar um arco dramático para Bruno, papel que foi Danton Mello em 1988. Desta vez, o garoto vivido por Miguel Moro terá uma relação complicada com as telas de computadores e celulares. A novela quer debater a dependência emocional e a relação conturbada de jovens com aparelhos eletrônicos.

A autora também trocou o gênero de um personagem importante na vida da protagonista. Gildo, vivido por Fernando Almeida (1974-2004) na versão original, agora será Gilda. A novata Leticia Vieira assumirá o papel da menor acolhida por Raquel (Taís Araujo) na história.

Interpretada por Maria Gladys na primeira versão, a faxineira Lucimar ganhará mais destaque na pele de Ingrid Gaigher. A personagem terá um filho, fruto de um rápido relacionamento com Vasco --vivido por Paulo Rezende na obra original e agora nas mãos de Thiago Martins.

O porteiro, aliás, será viciado em apostas esportivas online. Ele destinará tanto do seu dinheiro às bets que sacrificará a pensão do próprio filho.

Papel inesquecível de Sérgio Mamberti (1939-2021), Eugênio não terá mais uma das principais características da novela de 1988. Agora na pele de Luis Salem, o mordomo dos Roitman não mostrará paixão pelo cinema norte-americano dos anos 1930 e 1950. Antes, o funcionário citava várias cenas de filmes de cor e até comparava as pessoas aos protagonistas dos longas.

Se na primeira versão Tiago (Fábio Villa Verde) e André faziam natação, agora os personagens de Pedro Waddington e Breno Ferreira frequentarão uma hípica. Estudante de Veterinária, Fernanda (Ramille) também estará nesse núcleo.

Por fim, Odete Roitman terá um novo carrasco. Manuela Dias já adiantou que pretende mudar o assassino da vilã. Na primeira versão, o mistério de quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall) mobilizou o público até ser revelado que Leila (Cassia Kis) havia atirado na madame por engano.

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

Vale Tudo substituirá Mania de Você na faixa das 21h na programação da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 31/3 a 12/4

Segunda, 31/3 (Capítulo 1)
Maria de Fátima reclama com sua mãe, Raquel, da vida simples que levam em Foz do Iguaçu. Maria de Fátima se interessa por César, um modelo, e finge ser hóspede do hotel onde Raquel trabalha. Raquel ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.