Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇAS DE RUMO

De Iolanda a Buba: Renascer troca remake por novela inédita para desencantar

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Iolanda à esquerda como Iolanda, Irandhir Santos no centro como Tião Galinha e Gabriela Medeiros como Buba à direita na novela Renascer

Iolanda (Camila Morgado), Tião (Irandhir Santos) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 15/5/2024 - 21h00

Bruno Luperi vai promover uma verdadeira revolução nos próximos capítulos de Renascer em relação à história original do avô, Benedito Ruy Barbosa. A novela das nove da Globo vai explorar alguns conflitos inéditos para desencantar no Ibope. Atualmente, a trama está com índices abaixo dos de Terra e Paixão (2023) --mas ainda longe de ser um fracasso como Travessia (2022).

O autor deu novos contornos para a "revolução" de Iolanda (Camila Morgado), até para atualizá-la a um contexto bastante diferente daquele de três décadas atrás. A relação dela com Egídio (Vladimir Brichto) sofreu algumas mudanças, mas a mais importante está na sua fé.

A personagem de Camila Morgado se tornou uma espécie de espelho do público evangélico, o que mais cresce de acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa parcela dos telespectadores, entretanto, também é bastante arredia à Globo.

Assim como o pastor Lívio (Breno da Matta), Iolanda é mostrada com menos maniqueísmos ou estereótipos do que outros evangélicos dos folhetins. Eles são, por exemplo, bem menos histriônicos e mais complexos do que a Ivone (Kika Kalache) de Cheias de Charme (2012).

Buba (Gabriela Medeiros) também vai movimentar o remake de Renascer ao retomar a relação com os pais, Meire (Malu Galli) e Humberto (Guilherme Fontes). O papel já havia sofrido algumas mudanças consideráveis, tornando-se uma mulher transsexual em vez de uma pessoa intersexo.

Luperi e sua equipe redobraram os cuidados para abordar um tema espinhoso e bastante delicado, evitando gatilhos em cenas que eram bastante violentas psicologicamente para a jovem em 1993. Eliana (Sophie Charlotte) até agora não chamou a rival pelo nome morto, como a sua xará fazia no original.

Tião Galinha (Irandhir Santos) igualmente vai sofrer uma sacudida, já que o final trágico de 1993 é considerado "trágico e inapropriado" tanto pelo autor quanto pela direção.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.