Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AUTOR DA NOVELA

Daniel Ortiz desbanca galãs e vira campeão de cartas da Globo em Haja Coração

RAMON VASCONCELLOS/TV GLOBO

O autor Daniel Ortiz come um pastel e sorri para a câmera na frente de um jardim vertical de samambaias durante evento de lançamento de Haja Coração

O roteirista Daniel Ortiz na cidade cenográfica de Haja Coração durante evento de lançamento da trama

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 10/10/2020 - 7h15

Em 2016, o roteirista Daniel Ortiz também teve os seus dias de galã da Globo ao receber uma enxurrada de cartas por conta da boa repercussão de Haja Coração. O autor da novela das sete que volta ao ar na próxima segunda (12) entrou em contato com diversos telespectadores que se identificaram com a trajetória de Shirlei (Sabrina Petraglia) --a "gata borralheira" que roubou a cena na trama.

Por conta de uma displasia no quadril, a jovem era alvo de preconceito até mesmo da irmã Carmela (Chandelly Braz), com piadas maldosas sobre as suas botas ortopédicas. O calçado, no entanto, foi fundamental para que ela fosse encontrada pelo seu "'príncipe encantado" Felipe (Marcos Pitombo).

O casal fez tanto sucesso que o escritor apostou novamente em uma dobradinha entre Sabrina e Marcos em Salve-se Quem Puder. "Chegavam cartas e mais cartas de pessoas que se viam na personagem, não só daquelas que também tinham uma deficiência. Teve muita resposta, assim como em Torre de Babel [1998]", avalia o literato ao Notícias da TV.

Ele se lembra até hoje de algumas correspondências que o marcaram. "Houve uma de um assexuado, e outra de uma menina de Santos [SP] que sofria muito bullying. Fiquei muito impressionado, porque eu vi que a história realmente tocou o público. Muita gente se viu representada", pondera.

Ortiz avalia que o público projetou os seus problemas e desajustes na condição de Shirlei. "Muita gente se sente fora do padrão, não apenas por uma característica física", conjectura o cronista.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Pitombo e Sabrina Petraglia na novela

Sob influência

Shirlei e Felipe, curiosamente, são dois dos poucos personagens que não foram pinçados de Sassaricando (1987), de Silvio de Abreu, atualmente em reprise no canal pago Viva. A coadjuvante é inspirada no papel homônimo de Karina Barum em Torre de Babel, enquanto o galã foi criado do zero.

Daniel, aliás, recebeu carta branca do próprio diretor de dramaturgia da Globo para mexer em um dos seus trabalhos de maior sucesso.

"Silvio me influencia desde que eu era pequeno, eu não perdia uma novela dele. Eu comecei a trabalhar como colaborador em Passione [2010], fizemos juntos o remake de Guerra dos Sexos [2012], foi uma espécie de universidade. Não tem jeito, sempre vai ter um pouco do DNA dele nas minhas produções", explica Ortiz.


Resumos Semanais

Resumo da novela Haja Coração: Capítulos de 19 a 20 de março

Sexta, 19/3 (Capítulo 137)
Teodora transfere bens para Aparício e volta para ilha com Tarzan. Tancinha faz surpresa para Francesca no Teatro Municipal. Penélope descobre que está grávida de Henrique. Shirlei anuncia novidade para a família. Tancinha pede desculpas para ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.