Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'me deve dinheiro'

Damião em Renascer de 1993, Jackson Antunes passa bastão de galã para Xamã

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Xamã está conversando com Jackson Antunes: o primeiro está meio de lado

Damião (Xamã) e Deocleciano (Jackson Antunes) em Renascer: os dois têm personagem em comum

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 20/3/2024 - 21h00

Se Xamã é a grande sensação de Renascer em 2024, há 30 anos Jackson Antunes era quem virava a cabeça das telespectadoras da novela da Globo. O personagem era o mesmo: o matador Damião, que fica com o coração amolecido ao se apaixonar. Aos 63 anos, o hoje intérprete de Deocleciano assegura que inaugurou um novo tipo na televisão brasileira.

"Eu fui o primeiro galã rústico da TV!", brinca Antunes em papo com o Notícias da TV. Ele completa: "O Alexandre Nero também é um galã rústico! O engraçado é que a gente tira onda, mas, depois que tira o sapato com sola mais alta, a gente fica com meio metro de altura (risos)".

No remake da trama, o ator contracena bastante com Xamã, que colhe os louros do fetiche em torno do personagem. E Damião ainda nem se envolveu com Eliana (Sophie Charlotte). Na época de Jackson, as tórridas cenas com Patricia Pillar fizeram muito sucesso e o deixaram ainda mais em evidência.

"O Xamã me deve dinheiro, já cobrei dele porque eu abri essas portas para ele, né? Em 1993, era muita loucura. E o comportamento era diferente. Hoje, as pessoas sabem que você é ator. Você faz de conta que é um personagem, e  elas fazem de conta que acreditam. Naquele tempo, elas acreditavam mesmo", relembra sêo Jackson, como é chamado por todos do elenco --inclusive Xamã.

Três anos após o sucesso de Damião, Antunes recebeu um novo presente de Benedito Ruy Barbosa em O Rei do Gado (1996): o posseiro Regino, que também virou a cabeça das telespectadoras. "Eu ia fazer uma peça em uma cidade, e as pessoas começaram a devolver os ingressos depois que morri na novela. Olha que ingenuidade linda. Isso não existe mais", fala ele.

O ator recorda que recebia cartas, presentes e até calcinhas de presente. "Eu recebi mais calcinha do que o Wando [1945-2012]! Eu dava para a minha filha, e ela vendia!", gargalha o ator, bem-humorado.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18 a 27/4

Quinta, 18/4 (Capítulo 76)
Sandra, João Pedro e Augusto enfrentam Egídio. José Inocêncio celebra a gravidez de Buba. Inácia critica a atitude de João Pedro e Augusto por terem ameaçado Egídio. José Inocêncio orienta Venâncio em como agir com Eliana, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.