Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VELHOS RANCORES

César alfineta Helena e causa climão após facada em Mulheres Apaixonadas: 'Mentira'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Mayer caracterizado como César; ele usa um jaleco branco e tem os cabelos grisalhos. Ele dá um sorriso sacana em cena de Mulheres Apaixonadas

César (José Mayer) em cena de Mulheres Apaixonadas; ele alfinetará a ex-namorada em pleno hospital

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 10/8/2023 - 16h30

A família de Helena (Christiane Torloni) estará vivendo um dos momentos mais conturbados de todos, mas nem por isso César (José Mayer) perderá uma oportunidade de alfinetá-la em Mulheres Apaixonadas. O médico encontrará a ex-namorada no hospital, enquanto ela acode o próprio cunhado Sérgio (Marcello Antony) --que terá levado uma facada de Heloísa (Giulia Gam).

Eles até tentarão jogar papo fora como duas pessoas civilizadas, mas bastará ter uma abertura para que o galã jogue uma indireta. "Por mais que doa a verdade, por mais difícil que ela seja, devemos enfrentá-la, sempre! No início dói, sofremos, mas passa. Ao contrário da mentira, da decepção", soltará ele. O assunto será Heloísa, mas ele fará questão de encarar Helena enquanto fala. A mulher ficará constrangida na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.

Ela fará de tudo para evitá-lo a partir do momento em que pisar na clínica. Luciana (Camila Pitanga), que já terá cuidado da ferida de Sérgio, chegará a convidar a madrasta a visitar a sala de César. Mas ela recusará a proposta veementemente: "Não, não... Não mesmo! Eu tenho um aniversário agora, acho que nem vai dar mais tempo. É o aniversário de uma professora", vai despistar ela. O problema é que o médico entrará na sala de observação quase que na mesma hora.

Ele analisará a ferida no braço de Sérgio e cumprimentará todos os presentes. Luciana chegará a comentar que ela pretendia levar Helena até a sala dela. Mais uma vez, a professora decidirá se manifestar: É, mas não vai dar. O Rafael está me esperando....", argumentará ela, em referência ao personagem de Claudio Marzo (1940-2015).

Será aí que a diretora levará um balde de água fria: "O Rafael está na minha sala, esperando por vocês", anunciará César, com um sorriso irônico nos lábios. Helena e o resto do grupo irão até a sala do veterano, onde voltarão a debater o caso de Heloísa. 

"Eu não sou psicólogo, mas o melhor, nesses casos, é uma boa conversa, uma conversa franca, cada um expondo os seus verdadeiros sentimentos. A sinceridade é o princípio de tudo", começará o personagem de José Mayer, desviado o olhar para Helena. Sérgio discordará: "É, mas com a Heloísa não dá para conversar, César. Nós chegamos num ponto em que um simples bom dia é motivo para agressão, para briga..."

Luciana observará que a situação dos dois realmente é difícil de ser revertida. O arquiteto concordará: "É, eu também não queria que a situação tivesse chegado onde chegou. Sei, também, que não posso fazer muita coisa, né? Você acha que precisa de sinceridade, mas eu acho que mais que sinceridade, precisa haver respeito", soltará ele, voltando-se a César. "Mas respeitar o outro é ser verdadeiro", reiterará o médico, encarando Helena mais uma vez. Ela se mexerá na cadeira, desconfortável. Afinal, a professora aprontou e mentiu muito para o médico quando eles namoraram na juventude.

"Mas o curioso, César, é que nesse caso não há decepções, não há traições. O que há é um grande, doentio ciúme por parte da Heloísa, mas há amor também", argumentará Rafael. "Um amor capaz disso? Um amor capaz de matar? Eu não quero um amor desses para mim, um amor sem medidas, sem juízo", devolverá o arquiteto.

Eles continuarão o papo filosófico, e Helena não abrirá a boca para soltar uma palavra. O médico ainda vai encará-la com o canto do olho durante um tempo, mas ela não retribuirá o olhar. Depois de um certo tempo, Rafael notará o desconforto da amiga e a chamará para ir embora. Ela pedirá desculpas, mencionará sua preocupação com Heloísa e sairá quase que correndo do consultório, nitidamente desconfortável. César, por sua vez, beijará Luciana como se nada tivesse acontecido. 

Mulheres Apaixonadas foi exibida originalmente em 2003, mas ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2008 e no Viva em 2020. A novela foi escrita por Manoel Carlos, que completou 90 anos em março.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.