ABORDAGEM DE RACISMO
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Camila Queiroz como Marê em Amor Perfeito; ela ressaltou uma abordagem inédita na nova novela
Publicado em 22/2/2023 - 10h47
Atualizado em 22/2/2023 - 10h49
Desde que o primeiro teaser de Amor Perfeito foi divulgado, alguns telespectadores apontaram semelhanças entre a trama e suas antecessoras na faixa das seis. O fato de o protagonista sofrer uma injustiça e buscar vingança é o mote da nova saga, assim como aconteceu em Mar do Sertão, Além da Ilusão (2022) e Nos Tempos do Imperador (2021). Ainda assim, Camila Queiroz promete uma abordagem inédita na nova novela: a pauta racial.
A atriz, que interpreta a protagonista Marê no próximo folhetim, revelou que a história trará pessoas negras em posições de poder. É um fato raro, uma vez que, em novelas de época, muitas vezes atores negros representam papéis de escravizados.
"Ali, a gente está mostrando a história do Brasil que foi escondida dos livros de história. Por exemplo, a primeira faculdade de Medicina do Brasil foi em Salvador na década de 1960. Naquela época, existiam muito mais médicos negros do que hoje no Brasil. E isso não consta nos livros. A gente vai trazer isso pra novela", explicou ela, em entrevista à revista Quem.
Para a atriz, o folhetim de Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr. --que, aliás, é o primeiro autor titular negro da emissora-- deve fisgar o público pela emoção. Afinal, é uma obra "bem brasileira", um "conto de fadas clássico".
"A gente tem amor, a gente tem fraternidade a gente tem o drama, a gente tem na vilania, tem comédia. A novela está linda, o texto é incrível, e eu estou muito apaixonada pela Maria. Eu nunca fiz nada parecido com ela, isso é uma coisa que eu gosto muito, que eu tenho muito orgulho, que na minha carreira uma personagem é muito diferente da outra", acrescentou a atriz.
Eu me sinto muito privilegiada, porque eu sei que isso não acontece com todo mundo. Então, é isso, a Maria é mais uma pessoa que já está morando no meu coração. Eu me apaixono muito e me apego muito aos meus personagens.
Na trama, Maria Elisa, a Marê, é acusada injustamente pela morte do pai. A mocinha, que havia acabado de encontrar o amor com Orlando (Diogo Almeira) e descoberto estar grávida, é obrigada a largar tudo e vai parar na cadeia. Ela consegue fugir pouco após o julgamento, para dar à luz. Consegue deixar o filho num mosteiro antes de ser capturada pelos policiais.
O menino cresce com o desejo de conhecer a mãe, apesar de ser rodeado de amor pelos padres que o criaram. Marê também deseja reencontrar o filho, mas também quer se vingar da pessoa que a submeteu a toda aquela injustiça: Gilda (Mariana Ximenes), sua madrasta.
Assim como José (Sergio Guizé), protagonista da atual novela das seis, Marê volta para sua cidade natal e gruda como chiclete em seus algozes. Traumatizada com a prisão injusta --como Davi/Rafael (Rafael Vitti), de Além da Ilusão, e Samuel (Michel Gomes), de Nos Tempos do Imperador--, a mocinha luta para evitar a cadeia e fazer os verdadeiros responsáveis pelo crime pagarem por ele.
Todas essas semelhanças fizeram com que o público comparasse as tramas. Apesar disso, a fórmula é bastante usada na teledramaturgia. Tieta (1989) e Chocolate com Pimenta (2003) são alguns exemplos. Ela remonta ao clássico literário O Conde de Monte-Cristo (1844).
Veja algumas críticas dos internautas:
Gente mas essa história de prisão do protagonista de Amor Perfeito, me pareceu muito uma versão feminina do Davi Jardim... ainda me colocam um dos mesmos cenários de Além da Ilusão... O dejá vu meu pai.#AmorPerfeito#MardoSertao#AlemDaIlusao#Travessia
— Marc Laurini (@anterlaurini) February 22, 2023
Sei que o horário das 6 é o que mais deu certo pós-pandemia, mas dá pra contar boas histórias sem cair na repetição.
— Neves (@cfn_opinandotv) February 18, 2023
Desde a retomada já é a 4° novela com basicamente a mesma trama principal: o protagonista volta depois de anos em busca de justiça.#AmorPerfeito#MarDoSertãopic.twitter.com/5qMMo2puNV
Além da Ilusão: protagonista passa 10 anos preso e volta em busca de vingança
— erick (@umtalerick) October 29, 2022
Mar do Sertão: protagonista é dado como morto e volta em busca de vingança
Amor Perfeito: protagonista passa 8 anos presa e volta em busca de vingança
As novelas assimpic.twitter.com/o5M3bwgfSohttps://t.co/sdBYiFPh1B
A nova novela, que marca a volta de Camila Queiroz à Globo após a briga que resultou na saída da atriz de Verdades Secretas 2 (2021), será inspirada em Marcelino Pão e Vinho, obra de José María Sánchez Silva (1911-2002) que virou filme em 1955.
Na manhã desta Globo (22), a emissora divulgou uma nova chamada, desta vez mais recheada com cenas românticas entre o casal protagonista. Os dois aparecem em São Paulo, onde se conhecem na trama. Ambos estudam na cidade: ela, Administração; ele, Medicina.
A mocinha também surge presa, clamando pelo filho perdido. Ela volta para a fictícia cidade de São Jacinto para se vingar depois que sai da cadeia.
Confira:
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Amor Perfeito: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 23/9
Terça, 19/9 (Capítulo 158)
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.