Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ABORDAGEM DE RACISMO

Camila Queiroz contraria críticas e entrega trunfo inédito de Amor Perfeito; saiba qual

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Camila Queiroz caracterizada como Marê; ela dá um sorriso e encara a câmera

Camila Queiroz como Marê em Amor Perfeito; ela ressaltou uma abordagem inédita na nova novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2023 - 10h47
Atualizado em 22/2/2023 - 10h49

Desde que o primeiro teaser de Amor Perfeito foi divulgado, alguns telespectadores apontaram semelhanças entre a trama e suas antecessoras na faixa das seis. O fato de o protagonista sofrer uma injustiça e buscar vingança é o mote da nova saga, assim como aconteceu em Mar do Sertão, Além da Ilusão (2022) e Nos Tempos do Imperador (2021). Ainda assim, Camila Queiroz promete uma abordagem inédita na nova novela: a pauta racial.

A atriz, que interpreta a protagonista Marê no próximo folhetim, revelou que a história trará pessoas negras em posições de poder. É um fato raro, uma vez que, em novelas de época, muitas vezes atores negros representam papéis de escravizados.

"Ali, a gente está mostrando a história do Brasil que foi escondida dos livros de história. Por exemplo, a primeira faculdade de Medicina do Brasil foi em Salvador na década de 1960. Naquela época, existiam muito mais médicos negros do que hoje no Brasil. E isso não consta nos livros. A gente vai trazer isso pra novela", explicou ela, em entrevista à revista Quem.

Para a atriz, o folhetim de Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr. --que, aliás, é o primeiro autor titular negro da emissora-- deve fisgar o público pela emoção. Afinal, é uma obra "bem brasileira", um "conto de fadas clássico".

"A gente tem amor, a gente tem fraternidade a gente tem o drama, a gente tem na vilania, tem comédia. A novela está linda, o texto é incrível, e eu estou muito apaixonada pela Maria. Eu nunca fiz nada parecido com ela, isso é uma coisa que eu gosto muito, que eu tenho muito orgulho, que na minha carreira uma personagem é muito diferente da outra", acrescentou a atriz.

Eu me sinto muito privilegiada, porque eu sei que isso não acontece com todo mundo. Então, é isso, a Maria é mais uma pessoa que já está morando no meu coração. Eu me apaixono muito e me apego muito aos meus personagens.

Na trama, Maria Elisa, a Marê, é acusada injustamente pela morte do pai. A mocinha, que havia acabado de encontrar o amor com Orlando (Diogo Almeira) e descoberto estar grávida, é obrigada a largar tudo e vai parar na cadeia. Ela consegue fugir pouco após o julgamento, para dar à luz. Consegue deixar o filho num mosteiro antes de ser capturada pelos policiais.

O menino cresce com o desejo de conhecer a mãe, apesar de ser rodeado de amor pelos padres que o criaram. Marê também deseja reencontrar o filho, mas também quer se vingar da pessoa que a submeteu a toda aquela injustiça: Gilda (Mariana Ximenes), sua madrasta. 

Repeteco?

Assim como José (Sergio Guizé), protagonista da atual novela das seis, Marê volta para sua cidade natal e gruda como chiclete em seus algozes. Traumatizada com a prisão injusta --como Davi/Rafael (Rafael Vitti), de Além da Ilusão, e Samuel (Michel Gomes), de Nos Tempos do Imperador--, a mocinha luta para evitar a cadeia e fazer os verdadeiros responsáveis pelo crime pagarem por ele.

Todas essas semelhanças fizeram com que o público comparasse as tramas. Apesar disso, a fórmula é bastante usada na teledramaturgia. Tieta (1989) e Chocolate com Pimenta (2003) são alguns exemplos. Ela remonta ao clássico literário O Conde de Monte-Cristo (1844).

Veja algumas críticas dos internautas:

A nova novela, que marca a volta de Camila Queiroz à Globo após a briga que resultou na saída da atriz de Verdades Secretas 2 (2021), será inspirada em Marcelino Pão e Vinho, obra de José María Sánchez Silva (1911-2002) que virou filme em 1955. 

Novo teaser da novela

Na manhã desta Globo (22), a emissora divulgou uma nova chamada, desta vez mais recheada com cenas românticas entre o casal protagonista. Os dois aparecem em São Paulo, onde se conhecem na trama. Ambos estudam na cidade: ela, Administração; ele, Medicina.

A mocinha também surge presa, clamando pelo filho perdido. Ela volta para a fictícia cidade de São Jacinto para se vingar depois que sai da cadeia.

Confira:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Amor Perfeito: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 23/9

Terça, 19/9 (Capítulo 158)
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.