Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REDESIGNAÇÃO SEXUAL

Buba é operada? José Augusto revela intimidade da mulher na novela Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Gabriela Medeiros está parada, olhando para a frente

Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer: ela passou pela cirurgia de redesignação completa

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 20/5/2024 - 20h00

José Inocêncio (Marcos Palmeira) se encherá de coragem e perguntará a José Augusto (Renan Monteiro) como acontecem os momentos de intimidade entre ele e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer. Cheio de dedos, o fazendeiro quererá saber se a companheira do filho ainda tem o órgão sexual masculino, e o médico revelará que ela é operada. "Buba não mentiu quando disse que é uma mulher, como outra qualquer", dirá.

A conversa está prevista para acontecer em 30 de maio na novela das nove da Globo. É José Inocêncio quem procurará o filho mais velho para tirar a dúvida: "Te confesso que essas coisa ainda num entram em minha cabeça. Entendi que vocês vivem como um casal, mas... Ainda fico encafifado... Sem sabê como é que vocês dois... Você sabe? Nas intimidade...".

"O senhor fica encafifado com as intimidades de João Pedro [Juan Paiva] e de Zé Bento [Marcello Melo Jr] também ou só a nossa?", rebaterá Augusto. O fazendeiro, então, fará uso de uma metáfora para se fazer entender: "Acontece que Buba nasceu com 'ôtro documento'".

Augusto, então, contará que Buba fez a redesignação completa, e José Inocêncio achará que ele se refere à mudança na documentação. O médico, então, explicará: "Tô falando da cirurgia de redesignação sexual, pai, não em retificação de documentos. Buba não mentiu quando disse que é uma mulher, como outra qualquer".

José Inocêncio ficará encafifado: "Como outra qualquer, você quer dizer...". "Uma mulher como o senhor tá pensando", insistirá ele. O fazendeiro perguntará se o fato de ele se relacionar com Buba o faz ser homossexual. Augusto tomará ar para manter a calma e explicar que identidade de gênero é uma coisa e orientação sexual é outra. "Me troca isso em miúdo...", pedirá Inocêncio.

"Orientação sexual se refere à atração que uma pessoa sente. Heterossexuais sentem atração pelo sexo oposto; homossexuais, por pessoas do mesmo sexo; e bissexuais, tanto por um quanto pelo outro. Identidade de gênero é o gênero com o qual aquela pessoa se identifica. Uma pessoa cisgênero é aquela que, como eu e o senhor, se identifica com o gênero no qual nasceu. Já uma pessoa trans é aquela que não se identifica com o gênero que nasceu", explicará.

O fazendeiro entenderá: "Como Buba". "Como Buba e outras tantas nesse mundo afora", completará Augusto. Ele ainda discursará sobre a importância de respeitar as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

"Mas que é estranho, isso é! Só tô dizêno que num é fácil dessas coisa entrá na cabeça de qualqué um...", vai se defender o fazendeiro. "Mas deveria! Porque são pessoas como nós, que deveriam ter os mesmos direitos, já que têm os mesmos deveres do que qualquer cidadão", falará.

"E num tem?", perguntará Inocêncio. "Se estamos tendo essa conversa agora, é sinal que não. Porque não tivemos essa conversa com relação à minha ex-esposa, e o senhor não teve essa conversa com Eliana [Sophie Charlotte], Kika [Juliane Araújo] ou Sandra [Giullia Buscacio]", finalizará o médico.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.