Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ISABELLA MOREIRA

Bissexual, atriz de Poliana Moça bloqueia surtados com 'máfia do alfabeto'

FOTOS: REPRODUÇÃO/SBT

Isabella Moreira tem os cabelos curtos e franja; a expressão está séria em cena de Poliana Moça

Isabella Moreira como Raquel em Poliana Moça; atriz ignora comentários bifóbicos nas rede

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 12/9/2022 - 6h15

Bissexual assumida há três anos, Isabella Moreira conhece bem os comentários preconceituosos que recebe nas redes sociais. Por interpretar a personagem Raquel em Poliana Moça, há quem acredite que ela quer "impor" uma agenda LGBTQAI+ às crianças e adolescentes. Se um dia a atriz teve paciência de respondê-las, isso acabou faz tempo. Hoje, ela simplesmente bloqueia mensagens de quem acredita em uma suposta "máfia do alfabeto".

"Ah, cara, sempre tem algum comentário, alguma coisa que estão dizendo. Eu bloqueio mesmo, eu bloqueio de verdade. Não quero saber se quis dizer com uma boa intenção... Se foi bifóbico, se eu não gostei, eu não vou lidar com isso, não quero, não preciso. É máfia do alfabeto, imposição... Complicado. E não é nenhuma imposição. Imposição é o que a gente [LGBTQA+] vive, em relação à heteronormatividade. Um horror. Querem que a gente seja infeliz pra sempre", conta a atriz em entrevista ao Notícias da TV.

A cantora  não foi sempre assim. No início da primeira temporada da novela, lá em 2018, a intérprete morria de medo de ser mal interpretada. Apesar de maior de idade, ela não postava fotos com bebidas alcoólicas de jeito nenhum. Muito menos curtindo festas ou baladas --a atriz já chegou ao ponto de pedir para um desconhecido apagar uma foto em que ela aparecia ao fundo. Os amigos até brincavam que ela devia comprar uma peruca para se disfarçar, à la Hannah Montana (2006-2011).

"Eu era extremamente encanada com isso. Se alguém tirava foto, nem precisava ser de mim, eu me abaixava no meio da balada. Eu tinha pavor de alguém me ver no meio do rolê", relembra, aos risos. "Depois que eu me assumi, eu senti que tudo mudou pra mim. Eu nunca mais vou me deixar de lado, não vou deixar de ser eu mesma. A galera que me acompanha sabe que eu sou maior de idade, que eu saio, que eu bebo. E eu gosto de acompanhar pessoas que são reais", define.

Pelo visto, os fãs da artista também. Desde que abriu sua sexualidade ao público, também passou a receber vários depoimentos dos fãs. Especialmente quando ela participou do Programa Silvio Santos e fez questão de corrigir o apresentador, que brincou sobre um suposto namorado. "É namorada, na verdade", disse ela, à época.

"Já recebi cada coisa... Foi tão bonitinho. Essa é a parte que mais me deixa feliz. Quando eu fui no Silvio, recebi mensagens de quem estava assistindo com o pai, a mãe, e acabou se assumindo durante o programa. Aquele dia eu chorei! Fiquei muito emocionada", narra.

A decisão de abrir o tema foi complicada. Bel já havia sido orientada a esconder a própria sexualidade. Segundo a atriz, a intenção era boa --a pessoa temia que ela perdesse papéis por isso--, mas ela se sentiu machucada. "Não guardo rancor, eu entendo por que que a pessoa me falou isso. É uma visão um pouco mais antiga de mercado, que está mudando. O triste é que isso foi dito para tantos outros artistas. Mas quem me disse é uma pessoa que eu guardo muito carinho, fez muito por mim, pela minha carreira", diz.

Isabella Moreira no Programa Silvio Santos, em janeiro deste ano

Isabella Moreira no Programa Silvio Santos

O mercado mudou, e apesar da revelação a atriz segue em contrato com o SBT. Além disso, a intérprete participará da série Dois Tempos, do Star+. Na trama, ela viverá Gabi, uma moça animada e leve --bem diferente de Raquel, tímida e quieta. 

Traumas e novos amores

Extrovertida por natureza, Isabella chegou a ter uma certa dificuldade em se encontrar na personagem da trama do SBT. Para isso, ela precisou recorrer a uma tática inusitada: escrever um diário. Foi por meio das anotações da personagem que ela conseguiu entender as diferentes fases da moça.

"A Raquel é uma menina que foi meio que abandonada pela mãe. A mãe foi viver a vida dela, e a Raquel ficou com o pai. Isso traz um peso, uma densidade, que eu não conheço. Eu sempre fui muito próxima da minha mãe. Queria entender como ela formulava os sentimentos dela a partir desse trauma", explica.

Além disso, ao registrar criações artísticas e pensamentos aleatórios que a personagem teria, a atriz conseguia ter um vislumbre de suas atitudes --mesmo as mais estranhas. A que mais surpreendeu a artista foi o relacionamento com André (Thiago Franzé), um boy lixo de marca maior.

"Quando eu comecei a ler [o roteiro de Poliana Moça], eu pensei: 'Isso não faz nenhum sentido! O que que tá rolando aqui?' Conforme a gente foi fazendo, a gente foi criando, eu fui sentindo... Ah, não sei, acho que é alguém que movimenta ela, sabe? Alguém que tira a paz dela, que deixa ela irritada, que ela acha divertido. Eu comecei por esse caminho, mas inicialmente achei muito estranho. Nada a ver, sabe?!", admite.

Raquel (Isabella Moreira) e André (Thiago Franzé) em Poliana Moça

Raquel e André em cena de Poliana Moça

Ela desconversa sobre o final do triângulo amoroso, mas assegura que a personagem não ficará sozinha. Nesse vai-não-vai com o "agroboy" e Vinicius (Vincenzo Richy), a universitária da ficção mostrará uma característica que sua intérprete não costumava ter: coragem. Foi a personagem que trouxe isso à atriz, assim como a atriz levou uma certa extroversão à personagem.

Eu sinto que consigo viver com a Raquel uma vida mesmo. Como eu estou com ela há cinco anos, estou sendo ela, estou vivendo a vida dela. Nesses últimos cinco anos, eu vivi amizades que se dissiparam, que se aproximaram, todas as mudanças que ela está vivendo agora...  Foi a experiencia mais próxima de um personagem que eu já tive. Eu cresci junto com ela.

É uma conexão tão forte que a cantora chega a se preocupar com o que será da sua vida após o fim da novela. Cada despedida de cenário suscita uma "sensação louca", o fim de um ciclo produtivo e importante. "Vai dar uma saudade, mas eu acho que é um passo importante que eu tenho que dar. Buscar outras coisas, outros projetos. É um misto de sentimentos, um misto maravilhoso", define.

Agora, a ideia é se debruçar em projetos musicais e, claro, continuar na atuação. Sem nenhuma vontade de esconder quem é, e longe de qualquer trauma de uma adolescência na labuta. Para isso, a atriz contou com a presença constante da mãe. A namorada também é um pilar nessa nova "temporada" de sua vida, seja correndo de fãs de shopping ou não.

Poliana Moça é exibida de segunda a sexta-feira, às 20h30, no SBT. A novela dá continuidade à saga de Poliana, menina que usa o Jogo do Contente para enxergar o lado bom da vida. A infância da personagem foi abordada no folhetim As Aventuras de Poliana, que a emissora colocou no ar em 2018.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Poliana Moça e outras novelas.


Resumos Semanais

Poliana Moça: Resumo dos próximos capítulos da novela do SBT - 22 a 24/5

Segunda, 22/5 (Capítulo 306)
Formiga encontra Jeff e Brenda na faculdade e avisa que agora vai estudar gastronomia. Yuna acredita que Pedro e Chloe estão escondendo alguma investigação dela. Sobre a votação para decidir o representante da comissão de formatura, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.