Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EFEITO URACH

Bela, recatada e do lar? Poderosa põe para fora 'varoa' enrustida em Amor Sem Igual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Day Mesquita caracterizada como Angélica em cena de Amor Sem Igual

Poderosa (Day Mesquita) chegará ao último capítulo de Amor Sem Igual convertida e quase irreconhecível

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 18/1/2021 - 7h00

Um telespectador mais desatento pode acreditar que Poderosa (Day Mesquita) vai chegar no último capítulo de Amor Sem Igual nesta segunda (18) transformada da água para o vinho. Convertida e sob o nome de Angélica, a protagonista de Day Mesquita deixará de ser uma garota de programa para virar uma "varoa" --mas, no fundo, a personagem sempre foi bela, recatada e do lar.

A escolha de uma prostituta no papel principal foi considerada uma ousadia para uma emissora confessional como a Record, mas partiu da própria Cristiane Cardoso. A filha de Edir Macedo comanda o setor de dramaturgia e adapta os roteiros para seguir à risca os preceitos da Igreja Universal do Reino de Deus.

As interferências da herdeira já causaram polêmicas nos bastidores, a exemplo de Emílio Boechat, que deixou a autoria de Gênesis, e Vivian de Oliveira, que abandonou Apocalipse (2017). Cristianne Fridman, por outro lado, assegura que os pitacos da mulher de Renato Cardoso foram benéficos para a sua trama --ainda que o arco de rejeição tenha sido prejudicado diretamente por esse processo.

A amiga de Furacão (Dani Moreno) não usou nenhum figurino mais ousado desde o primeiro capítulo, quando apareceu com uma pashmina rosa choque e um vestido de paetês dourados um pouco acima dos joelhos. Ela também  nunca mostrou as pernas ou usou um decote mais generoso, nem quando dançava no cabaré de Olympia (Françoise Forton).

A meia-irmã de Fernanda (Barbara França) sempre precisou reforçar nos discursos a sua profissão, já que o figurino contou com um recato muito maior do que o necessário para o horário. As cenas de sexo fora do casamento não foram sequer sugeridas, a não ser o estupro de Maria Antônia (Michelle Batista) --que reforçou o perigoso estereótipo de uma mulher transformada por um abuso sexual. 

REPRODUÇÃO/RECORD

Day Mesquita dança em tecido: figurino comportado

Interferência clara

Depois de demorar inúmeros capítulos para trocar um beijo com Miguel (Rafael Sardão), Angélica vai finalmente ter a sua primeira vez no capítulo desta segunda (18). A relação ganhará ares de "ungida", já que os dois estarão devidamente casados no civil e no religioso. Ele, porém, nunca precisou resistir à tentação, já que a ruiva nunca ofereceu realmente algum perigo "sexual".

A própria conversão na última semana fez uma das características mais fortes da personalidade de Poderosa desaparecer na última semana: apagaram-se o senso de humor e os deboches que fizeram Day Mesquita brilhar em algumas das principais sequências da produção.

Esse arquétipo da "megera domada" até é típico nas tramas de Cristianne Fridman, a exemplo de Topíssima (2019). Sophia (Camila Rodrigues), entretanto, não deixou de ser quem ela era ao assumir a paixão por Antônio (Felipe Cunha) --mais um sinal claro de intervenção.

Os rumos de Amor Sem Igual parecem ter sido atrapalhados pelo interesse da Universal em se apropriar da trama contemporânea, a exemplo do que a instituição já faz com os folhetins bíblicos. O site da Igreja fornece uma série de reportagens que analisa os acontecimentos narrativos a partir de seus princípios religiosos. E o seu desfecho ganha tons de exemplo edificante.

Poderosa também chama a atenção pela sua virada ser muito parecida com a de Andressa Urach, que recentemente deixou a congregação por divergências. Ela também aceitou a Deus após uma tragédia que a deixou em uma cama de hospital, além de ter abandonado um passado de prostituição.

Procurada pelo Notícias da TV, a ex-modelo não quis comentar as semelhanças entre Angélica e a própria trajetória.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.