Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'OBRA REALISTA'

Autora de Um Lugar ao Sol rebate críticas ao assassinato de Stephany

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Renata Gaspar em cena de Um Lugar ao Sol: atriz aponta para alguém que está fora da imagem

Stephany (Renata Gaspar) foi morta por Roney (Danilo Grangheia) em cena de Um Lugar ao Sol

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 24/3/2022 - 14h46

Lícia Manzo rebateu as críticas sobre sua de decisão dar um fim trágico a Stephany (Renata Gaspar) em Um Lugar ao Sol. Vítima de violência doméstica, a manicure foi assassinada por Roney (Danilo Grangheia) na semana passada. Parte do público da novela das nove da Globo não gostou desse desfecho cruel nem do fato de a personagem ter se tornado uma chantagista na reta final do folhetim.

"Stephany, desde o início da trama, é uma personagem trágica, um trem bala desgovernado. Por isso, não me pareceu crível desenhar para a trama uma redenção cor de rosa. Mulheres morrem assassinadas, infelizmente. E Um Lugar ao Sol é uma obra realista", explicou a novelista na entrevista que concedeu ao jornal Extra.

A autora também defendeu sua escolha com base em dados reais: "O Brasil ocupa hoje o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios. Uma mulher é morta a cada sete horas, muitas vezes dentro de casa", citou Lícia.

Na entrevista, a autora aproveitou para explicar também como desenhou a trajetória de Stephany na trama. Assim como outras vítimas de violência doméstica, a manicure passou pelas mesmas fases do ciclo e, em diversas fases, ela se arrependeu de ter terminado com o marido por ainda amá-lo.

"Movimentos de libertação ou cura nunca caminham em linha reta. Recaídas são parte do processo. Stephany é adicta em adrenalina. Na turbulência e nos ups and downs de sua relação com o marido", pontuou Lícia.

Há também a questão do capital marital. A separação, para a mulher, ainda é vista como uma perda, um desprestígio. Soma-se a isso a manipulação psicológica, o gaslighting, e todas as artimanhas utilizadas por um psicopata narcisista como Roney. Tudo faz Stephany oscilar entre ir e ficar.

A história de vida de Stephany, inclusive, a deixou ainda mais suscetível para ser vítima do companheiro. "Criada sem pai nem mãe, contando apenas com o apoio da irmã um pouco mais velha, ela cresceu sem perspectivas. É uma mulher sem estrutura, de baixa autoestima. A ponto de embarcar numa relação com Renato/Christian [Cauã Reymond] mesmo sabendo que ele não a ama, que está ali por chantagem", finalizou a autora.

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por conta do novo surto da Covid-19, o folhetim ganhou mais duas semanas no ar e será esticado até 25 de março, com reprise do capítulo no dia 26. A trama será substituída pelo remake de Pantanal em 28 de março.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.