Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAMA INÉDITA

Autor da novela Renascer dá pista sobre paixão de Zinha e Joana: 'Mudar a vida'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos de Samantha Jones e Alice Carvalho, caracterizadas como suas personagens em Renascer

Zinha (Samantha Jones) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer: as duas vão se conhecer em breve

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/6/2024 - 11h00

Zinha (Samantha Jones) e Joana (Alice Carvalho) vão se conhecer na próxima semana em Renascer, e o encontro mudará a vida delas para sempre. Pelo menos, essa foi a pista deixada pelo autor Bruno Luperi nos roteiros da novela das nove da Globo.

As duas se encontrarão durante uma apresentação de Zinha no forró da vila, no capítulo que deve ir ao ar na quarta-feira (5). A amiga de João Pedro (Juan Paiva) se encantará rapidamente pela mulher de Tião (Irandhir Santos), que também começará a sentir algo diferente pela nova amiga.

Esse encontro será um ponto inicial para que o autor desenvolva o romance entre elas mais na reta final da história. Será amor à primeira vista para Zinha, que não saberá que Joana é casada. A mulher do ex-catador de caranguejo também ficará fascinada pela amiga de João Pedro, mas não entenderá muito bem o que se passa em sua cabeça.

A essa altura da trama, Tião continuará com os seus planos de correr o mundo atrás de um pedacinho de terra, deixando Joana irritada. A relação entre eles --que sempre foi de muito amor-- ficará desgastada, e a mulher passará a tratar o marido com certa frieza.

Ao mesmo tempo, ela se aproximará de Zinha por causa de sua paixão pela música. A filha de Jupará (Evaldo Macarrão) vai presentear a amiga com um violino, e elas tocarão juntas, ficando emocionadas. "Joana parece não dar conta de que aquele encontro irá mudar a vida de Zinha pra sempre", escreveu Bruno Luperi sobre a cena.

Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes) serão os primeiros a perceber o interesse de Zinha por Joana. "Vô fingî que num tô vêno nada, não? Eu vi o jeitcho que você oiô pra ela... E tô vêno como é que você tá, toda vez que dona Joana chega perto!", dirá ele para a afilhada.

Depois, no entanto, Deocleciano dará seu apoio a ela. "Minha reação num foi por ela sê mulé... Foi por casada... Num bastasse isso, é mãe de dois fio", explicará. Ele completará: "Você num fez nada de errado. Você é só uma minina... Tá se descobrindo agora".

A aproximação de Joana e Zinha é mais uma alteração feita pelo autor. Na versão original, a mulher de Tião Galinha se envolveu com Lívio (agora vivido por Breno da Matta), que era padre e não pastor como no remake. 

O novelista avaliou que a trama não faria muito sentido porque o pastor não passa pelo dilema do celibato. Em 1993, o fato de Lívio (Jackson Costa) ser padre dava um conflito para a história dos dois. O religioso passou vários capítulos tendo crises de consciência quanto ao seu voto de celibato. Como o romance acabaria ficando "vazio", Luperi criou a trama lésbica inédita.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 1º a 13/7

Segunda, 1º/7 (Capítulo 139)
Mariana desconfia de que Egídio tenha roubado o cacau de José Inocêncio e tenta obter informação através de Marçal. Inácia aconselha o patrão a se acertar com Mariana e lembra que a aliança entre a neta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.