Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALICE CARVALHO

Atriz emagrece por conta própria para sentir fome e dor de Joana em Renascer

REPRODUÇÃO/GLOBO

A atriz Alice Carvalho com expressão sofrida em cena como Joana em Renascer

Alice Carvalho em cena como Joana em Renascer; ela emagreceu para 'definhar' como a personagem

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 5/4/2024 - 14h00

Joana é uma personagem que sofre muito em Renascer. Para interpretá-la, Alice Carvalho achou que apenas entoar o texto e transmitir expressões de medo e tristeza em cena não era suficiente. A atriz começou um processo de emagrecimento por conta própria, sem ter recebido nenhum pedido da direção, para passar a impressão de que a personagem está definhando diante da situação de assédio e opressão que vive.

Na trama, Joana se muda do mangue contra sua vontade, para seguir o sonho do marido, Tião (Irandhir Santos), de ter uma vida melhor. Ao chegarem à fazenda de Egídio (Vladimir Brichta), ela passa a ser vítima da perseguição e do assédio dele e vive em permanente desconforto.

"Joana chega pra mim como uma personagem muito resignada, resiliente, forte. Mas que vive em condições de certas privações alimentares, de conhecimento mesmo, do resto do mundo, e pra ela tá tudo bem, tá ótimo. Quando ela chega à fazenda do coronel Egídio, fica muito mais próxima da realidade desse mundo cruel, dos coronéis exploradores de mão de obra, etc.", disse Alice em entrevista ao podcast Papo de Novela, da Globo.

Ela explicou que conversou com a equipe da novela e com Irandhir Santos para desenvolver um trabalho de emagrecimento com a personagem, que chama de "definhar sem perceber".

Comecei a emagrecer, acho que a partir da terceira semana de gravações. Mais ou menos pelo capítulo 40 e poucos, comecei a entrar numa onda de emagrecimento. Já tô com quase seis quilos a menos do que quando comecei a novela. Pretendo, enquanto minha presença for fixa naquela casa, debaixo do guarda-chuva do coronel Egídio, vou fazer a escolha de continuar emagrecendo.

Alice também revelou que não assistiu à primeira versão da novela e foge de spoilers do que aconteceu com Joana. Ela prefere não saber qual será o destino da personagem e seguir descobrindo tudo apenas pelos roteiros que recebe.

"Fiz uma escolha de não ler e não assistir, até pra ser pega de surpresa mesmo. E [o emagrecimento] é uma coisa que eu faço pra sentir essa sensação da fome e da privação. Tem várias cenas em que estou rateando a comida, dividindo no prato das crianças e de Tião", disse Alice.

"Isso ajuda a trazer a sensação de por que ela está sofrendo ali nas mãos daquele cara. É pela comida no prato das crianças, é pra conseguir segurar Tião saudável dentro do que pode fazer, porque ele já não está lá tão bem da cabeça", complementou.

A atriz ainda contou que tem sido reconhecida nas ruas pelo trabalho em Renascer e tem gostado de ser chamada de Joaninha pelo público. "Não tem alegria maior do que eu estar sentada numa padaria tomando café e a pessoa me chamar pelo nome da personagem, não pelo meu nome. Tenho essa obsessão de fazer com que o eu artista, eu Alice, suma para as pessoas. Isso pra mim é o valor mais alto que pode ser pago pelo meu trabalho: é a Alice sumir", declarou.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/5 a 15/6

Quinta, 30/5 (Capítulo 112)
Bento conta a Mariana e a José Inocêncio o deslize cometido por João Pedro em seu casamento. Mariana questiona o casamento sem amor de João Pedro. João confessa a Zinha que sofre por não conseguir tirar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.