CONTROLE DE GASTOS

Sem gravar, atores de Amor de Mãe passam a ganhar só metade do salário

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Taís Araujo, Regina Casé e Adriana Esteves em cena como Vitória, Lurdes e Thelma e Amor de Mãe, na Globo

Taís Araujo (Vitória), Regina Casé (Lurdes) e Adriana Esteves (Thelma) em cena de Amor de Mãe

ELBA KRISS e LUCIANO GUARALDO - Publicado em 23/05/2020, às 11h57 - Atualizado às 19h31

Enquanto aguarda o retorno das gravações, o elenco de Amor de Mãe tem de lidar com um golpe em seus contracheques: na quarentena, os atores estão recebendo metade do valor acordado. É uma medida comum na Globo --artistas com contrato fixo, mas fora do ar, também recebem menos do que quando estão na ativa.

O Notícias da TV confirmou com fontes no alto escalão a diminuição nos vencimentos mensais. Há um contraponto para a queda nos cachês: os contratos por obra foram estendidos, já que a novela não encerrará seus trabalhos na data inicialmente prevista. Os intérpretes assinaram um termo de compromisso de disponibilizando para as gravações por tempo indeterminado.

A torcida é para que as gravações de Amor de Mãe no complexo que formam os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, sejam retomadas em agosto. Mas, como não há uma data concreta para o retorno, a Globo fez com que os atores da novela assinassem um documento que estabelece que todos estejam disponíveis para a produção por tempo indeterminado.

Isso significa que eles terão um vínculo mais longo, mas também que terão de abrir mão de outros trabalhos que estavam previstos para o período, como filmes ou séries. Tudo foi formalizado por e-mail e aceito por todas as partes, inclusive as estrelas, seus agentes e empresários. A informação é da colunista Patrícia Kogut, do jornal carioca O Globo.

Isolados em suas casas, atores e atrizes discutem as novas medidas da alta cúpula em um grupo de WhatsApp. Enquanto não são acionados para retornarem ao trabalho, eles aliviam o estresse do isolamento social com brincadeiras sobre o temor de não entrarem no figurino da trama por terem engordado na quarentena. Outro brincou que perdeu o sotaque de seu personagem, segundo a colunista.

Os principais executivos da Globo têm discutido todas as semanas cenários para a volta aos estúdios. À medida em que a Covid-19 avança, os prazos vão se dilatando. A emissora adotou um protocolo de segurança para gravações e tem estimulado autores e diretores a buscarem soluções criativas.

No entanto, não se tem muito claro como serão as novelas pós-isolamento. Autores rejeitam a ideia de colocar máscaras nos personagens. A Covid-19, contudo, deverá marcar presença em Amor de Mãe. Manuela Dias, a autora, escreve uma versão em que seus personagens são infectados.

Últimas de Amor de Mãe

Resumos semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 21 de março

Sábado, 21/3 (Capítulo 102)
Verena se recusa a voltar para casa com Álvaro. Álvaro conversa com Lucas sobre Verena e Estela. Davi recusa a proposta de Álvaro para fazer as pazes com Benjamim. Raul aconselha Davi a contar para ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook