Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Eike Duarte

Ator passa quase metade da vida fazendo teste para Malhação: 'Anos de batalha'

Fabiano Battaglin/Gshow

O ator Eike Duarte caracterizado como Álvaro, personagem que intepreta em Malhação - Fabiano Battaglin/Gshow

O ator Eike Duarte caracterizado como Álvaro, personagem que intepreta em Malhação

REDAÇÃO

Publicado em 16/8/2018 - 5h52

Para muitos jovens atores, entrar para o elenco de Malhação é um começo de carreira. Para Eike Duarte, esse foi um objetivo sofrido que só veio depois de muitos "nãos". O ator, hoje com 21 anos, fez testes para a atração durante oito anos consecutivos. Duarte até chora ao se lembrar de tudo o que passou e da ansiedade que enfrentou até conseguir estrear na novela.

"Foram oito anos de batalha, oito anos de teste. Muitas vezes fui até a final, bati na trave. Eu fiz teste até pra essa temporada, fui até o fim do workshop, já conhecia todo mundo. Passei por um momento de [pensar em] desistir, muita ansiedade, tristeza, mas tive muito aprendizado também. Lá no fundo tinha alguma coisa me dizendo que isso era o meu caminho, mas tudo tem seu momento", afirma.

Duarte está no ar em Malhação desde quarta-feira passada (8). Ele entrou na trama no papel de Álvaro, um garoto que surfa, é muito interessado por literatura e se destaca nas aulas da professora Gabriela (Camila Morgado), que logo percebe que ele esconde um mistério.

O ator acredita que existe preconceito no mercado artístico com ex-atores mirins como ele, que começou aos 7 anos no programa Xuxa no Mundo da Imaginação (2002-2004).

"Foi uma coisa complicada na minha carreira. Teve um momento em que eu não era mais um garotinho, também não era aquele homem que podia fazer uma cena com par romântico. É um momento crítico para ex-atores mirins, você está virando adulto mas ainda é visto como criança. É difícil trabalhar nessa fase, tem preconceito. Mas foi um tempo em que acabei me dedicando aos estudos, aprendendo dramaturgia pra estar aqui hoje mais preparado", explica.

Em sua adolescência e nos primeiros anos de maioridade, Duarte fez três participações na Globo em versões mais novas de personagens, em cenas de flashback. Viveu o jovem Cassiano (Henri Castelli) de Flor do Caribe (2013), o jovem Laerte (Gabriel Braga Nunes) de Em Família (2014) e o jovem Ralf (novamente Henri Castelli) de Sol Nascente (2016).

O ator diz ter sofrido muito bullying por ter trabalhado com Xuxa.

"[Os amigos] Falavam 'ah, você é o garotinho da Xuxa, você é o Tchutchucão, olha o Ilari lari ê chegando aí'. Sofri no início, mas tirei de letra depois. Não me arrependo mesmo, Xuxa foi a pessoa que abriu as portas pra mim, pra eu poder mostrar o meu talento. Sou grato pra sempre. Fico muito feliz quando falam que sou o garotinho da Xuxa. Vai ficar marcado para o resto da vida, não tem jeito", confessa.

Duarte acha que ainda não conseguiu virar a página de vez e ser visto como um profissional sério, além de ator mirim. "Minha carinha não mudou nada", brinca.

Mas em breve ele aparecerá no primeiro trabalho que considera totalmente adulto, em que interpreta um jovem de sua idade. O ator está no elenco de Se Eu Fechar os Olhos Agora, minissérie de Ricardo Linhares baseada no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre.

"Meu personagem é Antonio, um jogador de futebol que vai se envolver numa história forte de racismo. Foi marcante pra mim porque é meu primeiro personagem maior de idade. É o primeiro 'homem' que eu faço", se orgulha. Prevista para ser exibida na faixa das 23h, a produção ainda não tem data de estreia definida.

Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.