Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Assassino e estuprador, vilão da novela das nove só ficaria 30 anos preso

Fotos Reprodução/TV Globo

Valdir (Marcos Marcondes) faz trabalhos sujos para Tião (José Mayer) em A Lei do Amor - Fotos Reprodução/TV Globo

Valdir (Marcos Marcondes) faz trabalhos sujos para Tião (José Mayer) em A Lei do Amor

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 15/12/2016 - 6h16

O vilão de José Mayer em A Lei do Amor é um psicopata capaz de cometer qualquer atrocidade. Em pouco mais de dois meses de novela, Tião já mandou matar duas pessoas, Isabela (Alice Wegmann) e Zelito (Danilo Vianna), pagou para surrarem Pedro (Reynaldo Gianecchini), agrediu e estuprou Jéssica (Marcella Rica) e intoxicou a filha de criação, Letícia (Isabella Santoni). Sua pena para esses crimes seria de 38 anos de cadeia. Na próxima semana, ele acrescentará mais 18 à sua "sentença", mas só ficaria 30 anos atrás das grades.

O presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp), Ademar Gomes, explica que Tião ficaria somente 30 anos preso porque no Brasil essa é a pena máxima para um condenado por diferentes crimes permanecer em reclusão.

Tião foi enquadrado na Lei Maria da Penha no capítulo desta quarta-feira (14) por agredir Jéssica. Ele não foi acusado de estupro na trama, mesmo tendo forçado a amante a fazer sexo. Condenado a três anos, o banqueiro não será preso porque é réu primário, o que também aconteceria se o caso fosse na vida real. 

"É raro termos casos como o dele, mas existem psicopatas que cometem uma série de crimes. Temos que levar em conta ainda os agravantes", diz o advogado criminalista. Gomes assiste A Lei do Amor e faz as contas de quantos anos Tião pegaria se fosse julgado pela Justiça. 

"Começaria com quatro anos por intoxicar a filha, mesmo sem intenção de matar. Seu principal crime, mandar matar Zelito, renderia o mínimo de 12 anos. Como Isabela não morreu, mas foi uma tentativa de homicídio brutal, eu arrisco dizer que seriam mais nove anos. Somo ainda nove anos pelo estupro da Jéssica e quatro anos pela agressão dolosa ao Pedro, com intenção de machucar", contabiliza.

Tião (José Mayer) em cena de violência contra Jéssica (Marcella Rica) na novela das nove 

O criminalista explica que mesmo não colocando as mãos nas armas contra suas vítimas, já que o mau-caráter contrata bandidos para executarem os homicídios, ele é coautor dos assassinatos ou tentativas de homicídio.

A lista de crimes do vilão aumentará na próxima semana. Ele mandará matar Fausto (Tarcísio Meira), um homem incapaz de se defender e que já está acamado por conta de um atentado. "Nesse caso, ele pegaria 18 anos", indica Gomes.

Em seu primeiro papel como antagonista, José Mayer pede execuções de pessoas ao telefone como se pedisse pizza. Além disso, ele não tem respeito com ninguém. Um dos exemplos disso foi a cena em que saiu destruindo obras de artes da galeria de Helô (Claudia Abreu) só para feri-la.

Diariamente, farpas saem da sua boca. O banqueiro chama a ex-mulher de vaca-mor e ainda usa constantemente as palavras "biscatinha, vadia e vagabunda" para se referir às mulheres que atrapalhem ou não seu caminho. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira quatro reportagens especiais sobre A Lei do Amor:

Ator é obrigado pela namorada a assistir novela da Record
Claudia Raia fez teste do sofá com sarados e apimentou a trama
Para levantar novela, Globo cortou falas de empregadas e doença de criança
Bumbum de Grazi Massafera virou a grande sensação do folhetim

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.