Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOEMIA COSTA

Após veto à antivacina, Travessia terá atriz portuguesa estreante no Brasil

REPRODUÇÃO/SIC

Noemia Costa com uma roupa preta um sorriso leve durante um programa da TV portuguesa SIC

Noemia Costa: atriz portuguesa vai estrear na TV brasileira em um papel na novela Travessia

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2022 - 13h12

Após a Globo vetar a participação da atriz Maria Vieira por não ter tomado vacina contra a Covid-19 e por exercer cargo público em Portugal, a direção de Travessia fechou com uma outra artista do país lusitano. Uma das mais conhecidas intérpretes da televisão portuguesa, Noemia Costa fará seu primeiro trabalho no Brasil na trama de Gloria Perez. A próxima novela das nove estreia em outubro no lugar de Pantanal.

Noemia tem 58 anos e já fez 25 trabalhos na TV de Portugal. Entre eles, está o remake de Dancin' Days (1978), folhetim de grande sucesso no Brasil e que foi refeito para o público europeu em 2013 pela SIC (Sociedade Independente de Comunicação), uma das principais redes do país e que é parceira de longa data da Globo.

Segundo apurou o Notícias da TV, a própria SIC indicou a atriz para o lugar de Maria Vieira, pensada inicialmente pelo diretor Mauro Mendonça Filho para o papel de uma portuguesa que terá função importante na trama principal do folhetim. Noemia já gravou cenas de Travessia em Portugal.

Agora, ela está no Brasil para sequências complementares e ficará no país pelo menos até a estreia da novela, para cumprir uma agenda de compromissos. Nos bastidores, o profissionalismo da veterana foi elogiado por todos que participaram dos trabalhos. As gravações de Travessia em Portugal já foram concluídas, e os trabalhos nos Estúdios Globo começaram na semana passada. 

No mês passado, a escalação de Maria Vieira causou um impasse no folhetim. No Facebook, a atriz afirmou que foi convidada por Mauro Mendonça Filho para ter um papel em Travessia, por causa do seu histórico em novelas do Brasil. Ela já trabalhou com o diretor em Negócio da China (2008) e fez outras produções, como Aquele Beijo (2011) e Brasil a Bordo (2017).

Porém, descobriu-se que Maria Vieira não tomou a vacina contra a Covid-19. Atualmente, só trabalha na Globo quem já tomou o imunizante. Ela mesma confirmou que não se vacinou no texto postado na rede social e desabafou sobre a situação.

Mas o que mais pesou contra a participação de Maria Vieira foi sua questão política. Ela é membro do Chega!, partido de extrema-direita em Portugal que tem linha parecida com o bolsonarismo. Em 2020, participou ativamente da campanha para presidente junto com André Ventura, líder do Chega!.

Em 2021, Maria Vieira foi eleita para o cargo de deputada municipal (espécie de vereador) na região de Cascais, cidade da região metropolitana da capital Lisboa.

Pelo código de princípios, a Globo não permite que funcionários tenham cargos públicos. Foi assim que Regina Duarte perdeu seu contrato, ao aceitar fazer parte do governo de Jair Bolsonaro. Como descumpria duas regras para trabalhar na Globo, Maria Vieira teve seu nome descartado de imediato.


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.