Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RELANÇAMENTO

Após susto no Ibope, Globo dará 'aulas' de Nos Tempos do Imperador para público

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Selton Mello como Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador. Ele olha para o lado esquerdo e usa uma roupa de época.

Selton Mello em Nos Tempos do Imperador: novela começa mal na audiência e assusta Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/8/2021 - 7h00

A Globo está preocupada com a audiência ruim no início de Nos Tempos do Imperador, sua novela das seis. A emissora pretende relançar a produção e reforçar as chamadas na programação para explicar a história para o público. A ideia é evitar que os números caiam ainda mais. Internamente, a culpa pela baixa marca foi atribuída à reprise de Ti Ti Ti.

Segundo levantamento realizado pelo Notícias da TV, nos 15 capítulos exibidos até quarta-feira (25), Nos Tempos do Imperador acumulou média de 18,1 pontos na Grande São Paulo --referência para investimentos do mercado publicitário. É o pior começo de uma produção no horário desde Meu Pedacinho de Chão (2014), que havia marcado 17,0. 

A reportagem apurou que a tendência de queda do folhetim protagonizado pro Selton Mello foi o que mais espantou a Globo. Apenas três capítulos até aqui marcaram 20 pontos, a meta do horário. Na quarta-feira (25), foram apenas 14,3 pontos, índice digno dos piores sábados.

Já a partir deste fim de semana, a Globo vai reforçar as chamadas da novela em seus programas de maior audiência e em transmissões de futebol. O objetivo é explicar novamente a trama e apresentar detalhes inéditos para atrair o espectador, como uma "aula" sobre a história que está no ar.

Curiosamente, a Globo não culpa a produção em si. Mesmo com críticas em relação ao texto da novela nas redes sociais, a interpretação da emissora é que a reprise de Ti Ti Ti, no ar em Vale a Pena Ver de Novo, tem prejudicado todo o início do horário nobre. A história de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari de fato vai mal e raramente passa dos 15 pontos na capital paulista.

Produzida durante a pandemia do novo coronavírus, Nos Tempos do Imperador não passará por avaliações de público-teste para ajustes na trama porque já estreou com todas as suas cenas praticamente gravadas. A edição, porém, será reforçada para tornar a novela menos arrastada.

Curiosamente, não é a primeira vez que a Globo tem problemas com uma produção histórica escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Em Novo Mundo (2017), a emissora detectou que os espectadores confundiam dom Pedro 1º (1798-1834) com o navegador Pedro Álvares Cabral (1467-1520), que descobriu o Brasil para os europeus em 1500. 

Nos Tempos do Imperador ficará no ar até fevereiro de 2022. Para seu lugar, está prevista a produção de Além da Ilusão, trama que marcará a estreia de Larissa Manoela como atriz na Globo.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.