Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ilva Niño

Após superar câncer, atriz é aplaudida em gravação de O Outro Lado do Paraíso

Divulgação/TV Globo

A atriz Ilva Niño será empregada que denuncia delegado pedófilo em O Outro Lado do Paraíso - Divulgação/TV Globo

A atriz Ilva Niño será empregada que denuncia delegado pedófilo em O Outro Lado do Paraíso

FERNANDA LOPES

Publicado em 19/2/2018 - 6h26

Ilva Niño entrará em O Outro Lado do Paraíso para uma participação especialmente destruidora para Vinícius (Flávio Tolezani). A atriz de 83 anos interpretará mais uma empregada em sua carreira durante o julgamento do delegado pedófilo. A personagem denunciará o ex-patrão pelo abuso sexual de Laura (Bella Piero) e outras jovens. Ilva conta que as gravações da denúncia foram arrebatadoras para o elenco da novela.

Nas cenas, que irão ao ar a partir desta terça (20), Ilva chegará ao tribunal apoiada por um enfermeiro, pois a personagem tem saúde frágil. A própria atriz ficou 11 meses internada entre 2014 e 2015 para tratar dois cânceres no intestino, e hoje faz questão de continuar trabalhando. Ela, que já interpretou mais de dez empregadas em novelas, foi ovacionada pelos atores pela história de vida e pela atuação.

"Eu faço a testemunha de acusação contra o delegado. Ele perde o trabalho dele, perde tudo, porque eu denuncio. Minha personagem é Tiana, uma antiga empregada que viu o ato dele contra a menor. Todo mundo me aplaudiu muito depois da gravação, as pessoas se emocionaram demais", declara.

Na trama, Tiana será encontrada por Patrick (Thiago Fragoso) em um asilo e aceitará depor contra o ex-patrão. No tribunal, ela falará tudo o que via na casa de Lorena (Sandra Corveloni):

"Eu sempre carreguei esse peso comigo. A menina tinha 8 anos, sabe? Só 8 anos. Mas uma vez eu vi, eu vi, pela janela... Eu vi quando... Ele se aproximava dela, com essas mãos enormes... A menina chorava de medo. Eu vi que fez mal pra ela. Eu sabia que todas as outras vezes, todos os machucados, o sangue... Sabia o motivo", confessará a ex-doméstica.

"Mas tinha medo de perder o emprego, tinha meus próprios filhos e netos... Eu precisava do salário... E eu nunca contei pra ninguém, pra ninguém, nem pra mãe. Eu dava banho nela, na menina, eu ajudava... A disfarçar... Porque também tinha medo dele... Um delegado. Mas eu não quero... Não quero mais carregar esse peso comigo. Me perdoa, Laura. Me perdoa", pedirá, em cena prevista para ir ao ar dia 20.

A participação de Ilva terminará nessa cena, e a atriz acredita que é relevante levantar a questão do abuso sexual contra menores de idade na novela das nove.

"Eu acho muito importante que se fale e que se dê um rumo a casos como esse, que as coisas não fiquem sem solução. A novela está se encaminhando pra isso. Acho que uma atitude erradíssima dessa, de estupro de uma criança, tem que ser discutida nos meios de comunicação", opina.

divulgação/tv globo

Ilva interpretou Mina, empregada da viúva Porcina (Regina Duarte), em Roque Santeiro (1985)

Empregadas espevitadas
A personagem Tiana é mais uma das empregadas que Ilva Niño interpreta na teledramaturgia. A atriz já viveu pelo menos dez personagens com essa profissão desde os anos 1970 _ela mesma conta que já perdeu as contas. Teve muito destaque como a Mina de Roque Santeiro (1985).

No entanto, Ilva faz questão de dizer que não considera um problema ser chamada para o mesmo tipo de papel. "Não me sinto incomodada em trabalhar, me dá a maior alegria. Não quero nem saber o que vou fazer, eu faço dignamente o trabalho que me dão", explica a veterana.

Antes de Tiana, Ilva viveu Damiana, a avó de Joana (Aline Dias), protagonista de Malhação – Pro Dia Nascer Feliz (2016-2017). Depois disso, a atriz gravou um filme chamado Hotel Delírio, rodado em Curitiba, no Paraná.

Após se curar de dois cânceres no intestino em 2015, ela afirma estar muito bem de saúde e não pensa em parar de trabalhar. "Estou bem, estou me cuidando. Depois dos 80 anos a gente se cuida mais a cada dia", brinca, bem-humorada.


Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.