Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ISABEL TEIXEIRA

Após queda, Bruaca detona prisão para renascer em Pantanal: 'Sentei e chorei'

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

A atriz IsabelTeixeira faz um sorriso cínico em cena de Pantanal em que está com uma blusa estampada e os cabelos soltos como Maria Bruaca

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai começar a enxergar tudo à sua volta de uma maneira diferente

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/5/2022 - 15h03

O tombo de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) foi feio em Pantanal. Ela acaba de descobrir que foi enganada pelo marido, Tenório (Murilo Benício), a vida inteira. A mulher submissa e do lar, agora, vai se levantar para renascer e descobrir que pode pegar um outro caminho na novela das nove da Globo. A intérprete da traída afirma que esse é um trabalho que a deixa à flor da pele.

"A riqueza dessa personagem é uma loucura! Teve um capítulo que, enquanto eu lia, sentei no chão e chorei, sabe? Foi uma mistura de gratidão por interpretar uma personagem como ela e admiração por sua força e beleza", diz Isabel Teixeira em entrevista enviada pela Globo à imprensa nesta sexta (20).

A atriz faz sua segunda novela no horário nobre da Globo. Em 2019, ela integrou o elenco de Amor de Mãe, como Jane, a médica que acabou assassinada pela amiga. A paulistana fez boa parte de carreira no teatro, além de ter feitos trabalhos como produtora e assistente de direção. 

Ela explica que foi muito importante na construção dessa mulher, que agora vai se desconstruir, ter começado a gravar primeiramente no Pantanal, em paisagens fortes e impactantes.

Maria Bruaca é uma personagem que começa muito dentro de casa e depois vai se libertando. Após as duas primeiras semanas que passei no Pantanal, ano passado, já me vi totalmente transformada. Não me imagino gravando a novela em estúdio sem ter conhecido esse horizonte antes, porque a Maria Bruaca é uma personagem que vive em uma fazenda sozinha, e isso é muito significativo. Há uma solidão aí. Tem um silêncio, tem um olhar para a natureza.

Ela acompanhou a versão original da Manchete (1983-1999) há 32 anos, mas também maratonou a trama antes de se transformar na Bruaca da atualidade. "Assistia durante horas, um capítulo atrás do outro. E assistir a tudo de uma vez foi bom porque vi a novela se transformar e tive insights muito legais. Você percebe o momento em que a equipe e elenco entendem que estão fazendo uma obra-prima, e a trama vai ganhando ainda mais força", comenta.

A personagem vai mudar muito nos próximos capítulos porque descobriu que o marido tem uma segunda família, o que inclui filhos com a outra mulher. Ela chorou, bebeu e "pareceu desleixada" aos olhos de Tenório. Só que agora ela vai acordar para a vida.

Isabel afirma que Bruaca é uma mulher que está aprisionada em um casamento e vai percebendo essa prisão. Casou muito jovem e se apaixonou, mas não percebia o quão aprisionada estava. "E aí vamos vendo viradas da personagem nas quais ela vai se conhecendo melhor, enxergando melhor. Parece que ela vai abrindo a visão e vai conhecendo outras sensações."

Para a atriz, ser uma mulher de 50 anos é um renascimento, uma redescoberta de tudo. "Do sexo, do amor, da liberdade, da paixão, da alegria de viver, do aqui e do agora. Então, tem muito isso, da Maria Bruaca se enxergar, ver o que lugar onde está. Metaforicamente e na prática, ela vai saindo de casa, vendo a paisagem à sua volta", pontua a intérprete, antes de continuar:

Essa cena que vai ao ar hoje à noite, da sua primeira saída de casa, ela estava em um barco, no meio do rio, e foi olhando deslumbrada a paisagem à sua volta. Da mesma forma, eu nunca tinha ido ao Pantanal. Então, entendi que tudo que ela via, eu estava vendo também, pela primeira vez. 

A importância de Maria Bruaca está na proposta do autor de fazer o público rever o que já conhece. Ela faz o telespectador se questionar: isso é bom pra mim? A trajetória da dona de casa levanta muitos questionamentos. Isabel tem certeza que a virada da personagem pode influenciar muitas mulheres.

"Acho que ela vai inspirar também pelas falhas, porque ela não é um exemplo pronto e único. Acho que as pessoas vão visitar as dúvidas, vão ver as falhas de percurso e vão vê-la enfrentando suas próprias sombras. Eu acho Maria Bruaca muito corajosa, uma mulher que fala: 'Até aqui, não estava bom. Vou tentar ver por outro caminho.'"


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Pantanal e outras novelas.


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.