Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIRGINIA NOWICKI

Após pressão pelo corpo perfeito, atriz transforma sofrimento em profissão

Reprodução/Instagram

A atriz Virginia Nowicki sorri com as mãos no rosto, no plano de fundo há uma prateleira com livros e uma planta

A atriz Virginia Nowicki, que hoje trabalha como coach de saúde e bem-estar e faz conteúdo sobre isso no Instagram

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 4/9/2020 - 6h45

Virginia Nowicki trabalhou durante toda a década de 1990 na televisão, em várias atividades: foi atriz, repórter e até apresentadora na Globo. Nessa época de exposição mais intensa, sofreu com pressões para ter um corpo perfeito e teve uma relação muito ruim com a alimentação. No entanto, desde 2004 ela reduziu muito suas aparições na TV e se dedicou a outra área: virou coach de nutrição, saúde e bem-estar.

Após ser modelo e aparecer em comerciais na década de 1980, Virginia estreou como atriz em Alô Doçura (1990), série do SBT. Em 1994, virou apresentadora do Vídeo Show (1983-2019), e no ano seguinte se tornou repórter do Você Decide (1992-2000), viajando pelo Brasil para perguntar opiniões do público sobre as tramas exibidas. Em 1999, apresentou na Record os programas Zapping e Fala Brasil.

Virginia diz que se sentia muito feliz na televisão, que sempre teve certeza de que seria comunicadora. Mas, nos bastidores, a pressão para ser mais magra fez muito mal à sua saúde e sua autoestima.

"Nunca fui gorda, mas diretores sempre achavam que tinha que estar mais magra. Sempre tinha que estar abaixo do peso, para fotografar melhor. Isso me levou a todos os tipos de dieta que você possa imaginar. Eu não estava bem nutrida, minha relação com comida não era boa, só pensava em caloria, passava fome, pagava um preço muito alto para preencher aquele padrão, para poder pegar o trabalho", lembra.

"Depois de anos fazendo dietas mega restritivas, de ver que eu estava ansiosa, de ter problemas hormonais, descobri que dieta não funciona e fui buscar outros caminhos pra me equilibrar", conta ela ao Notícias da TV. A ex-repórter começou a praticar ioga, meditação e a ter uma alimentação melhor e orgânica.

"Fui construindo um estilo de vida mais saudável. Via que muitas mulheres passavam por isso, tinham uma relação péssima com a comida e me pediam essas dicas. Descobri que isso podia ser uma prosfissão. Fiz um mergulho na nutrição integrativa e comecei a atender. Eu me formei como coach de saúde e bem-estar e descobri o mindful eating, que é comer com atenção plena. É um trabalho que me traz muito prazer, sinto que posso colaborar para as pessoas terem um estilo de vida com mais saúde", explica.

Desde 2004, quando seu filho nasceu, Virginia se afastou da TV e se dedicou aos cuidados com ele e aos estudos sobre nutrição, meditação e técnicas de atenção plena. Hoje, ela faz muitos posts no Instagram e no YouTube sobre alimentação saudável e atende clientes que desejam comer melhor e ter mais qualidade de vida.

"É uma busca que eu sempre tive, de encontrar um equilíbrio interno, nessa coisa louca e acelerada que é um estúdio de televisão, com cobranças por ibope. Eu senti isso muito na pele, então fui buscar esse caminho pra minha vida pessoal e acabou transbordando; agora compartilho com outras pessoas", declara.

divulgação/SBT

Virginia Nowicki caracterizada como a personagem Eduarda de Chiquititas


Sucesso infantil

O trabalho mais recente de Virginia na TV foi em Chiquititas (2013), em que interpretou a personagem Eduarda. A novela está sendo reprisada atualmente no SBT, e a atriz se lembra de ter sido bastante notada pelo público infantil.

"A novela fez bastante sucesso. Eu era seguida no shopping por crianças pequenininhas que me descobriam ali. Tinham essa vontade de querer falar comigo, tirar foto, coisa normal de quando um programa tá no ar. Foi bacana porque pude conquistar outro público. No meu Instagram estão o tempo todo perguntando da Eduarda, tem fã-clube. É uma parte do meu trabalho que eu recebo com muito amor, é um elogio", diz Virgínia.

Longe da TV desde então, ela não descarta um retorno, seja como apresentadora ou atriz, mas aguarda um convite que esteja de acordo com seus interesses atuais.

"A TV sempre fez parte da minha vida e sempre fará. Tenho certeza de que ainda farei muitas coisas na TV. Isso é paixão, não tem jeito, eu adoro um estúdio, adoro uma câmera. A questão é se faz sentido o conteúdo, se tem a ver com o que eu quero falar no momento. Torço pra que apareça algum convite, quem sabe? Se for pra falar sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida, aí seria redondinho", conclui.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.