Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTREVISTA EXCLUSIVA!

Após 3 meses 'de molho', Paulo Lessa está pronto para protagonizar Terra e Paixão

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Paulo Lessa esboça sorriso em foto posada de Terra e Paixão

Paulo Lessa se prepara para virada de Jonatas, mas não sabe se personagem se tornará vilão

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 22/8/2023 - 7h00

"Sempre sonhei em fazer o vilão". É assim que Paulo Lessa se empolga para atuar na próxima fase de Terra e Paixão. Jonatas, seu personagem, está se aliando a Graça (Agatha Moreira) em um plano para separar Caio (Cauã Reymond) e Aline (Barbara Reis). "De molho" desde o início da novela das nove da Globo, em maio, o ator está mais do que pronto para finalmente assumir seu papel de destaque.

O próprio galã reconhece que Jonatas ainda não tinha mostrado totalmente a que veio --Lessa foi anunciado como um dos quatro protagonistas da trama, ao lado de Cauã Reymond, Barbara Reis e Johnny Massaro.

"O personagem estava meio flat [plano, em inglês], as coisas mornas. Agora, vai aquecer. Ele passa a ter um protagonismo maior, começa a ter as próprias histórias, não fica só envolvido com as coisas da Aline, relacionado só com ela", adianta ele em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

De fato, o momento é de expansão para o produtor rural. Além de se aproximar de Graça para separar o casal principal, ele vai precisar lidar com a descoberta de que Agatha (Eliane Giardini) é sua mãe e, portanto, Caio é seu irmão. Ou seja: abrem-se pelo menos três novos fios de trama para Jonatas tecer. "Está sendo um momento especial para o personagem. E para mim, como ator, também."

O artista de 41 anos só não sabe dizer se o personagem vai, de fato, descambar para a vilania completa. "Até onde eu li dos roteiros, isso não aconteceu. No momento, ele só quer proteger a Aline da família La Selva. E errado não está de temer essas pessoas! Eles já mostraram que são capazes de coisas terríveis. Assassinaram o marido dela, tentaram matá-la várias vezes, sequestraram o filho", lista Lessa.

A expectativa pelo próximo bloco de capítulos é grande, já que ele sequer imaginava que Jonatas poderia se aproximar de Graça --e prevê novas reviravoltas vindo aí. "Foi uma boa surpresa, pela possibilidade de novos conflitos. Se houver um desdobramento para a vilania, vou ficar feliz, porque isso me instiga. E, na mesma novela, ter uma promessa de herói que de repente vira vilão? É uma oportunidade única!", celebra.

Como Terra e Paixão fica no ar até janeiro, Walcyr Carrasco ainda vai ter que tirar muitas cartas da manga para fazer a história render. Assim, o produtor pender para a maldade é algo bastante possível. "Mas, mesmo se ele virar vilão, não anula a essência de herói que a gente viu no começo da novela. Ninguém é uma coisa só na vida real, e é legal ter essa complexidade."

Sei que a novela tem uma estrutura básica [de mocinho e vilão] a ser seguida, mas é gostoso pegar alguém como o Jonatas e fazer essa virada. Gosto de sair do estereótipo, de ver esse cara do campo, machão, mas que não tem medo de sua fragilidade --e, inclusive, a escancara em várias cenas.

Sex symbol do horário nobre

Além das surpresas que os roteiros trazem, Paulo Lessa também admite que se chocou com a repercussão de estar em uma novela das nove --ele vinha de outro protagonista, mas na faixa das sete, como o Ítalo de Cara e Coragem (2022). "Todo lugar que eu vou, as pessoas me conhecem, estão envolvidas com a história de alguma maneira. Eu nem sou tão ativo nas redes sociais, mas o número de seguidores cresce a cada dia. É curioso, porque eu já tenho uma carreira longa, mas o reconhecimento só veio agora."

Com o aumento do fã-clube, crescem também o assédio e as mensagens mais ousadas. Lessa, afinal, foi alçado ao posto de símbolo sexual. Muito bem casado com a cabo-verdiana Cindy Cruz, ele dá risada da situação. "Tem um toque de humor nisso tudo que me diverte. Escrevem: 'A Aline não te quer, mas eu quero'. Não vou negar esse rótulo, acho maravilhoso. Até pessoalmente as pessoas falam coisas impublicáveis (risos)."

"Mas uma coisa que eu acho muito legal nisso de ser o galã, o símbolo sexual, é que o elogio vem sempre acompanhado de algo sobre a qualidade do meu trabalho, sabe? [Dizem:] 'É bonito e está mandando muito bem'. Nunca é: 'Aquele cara é bonito e só isso'. Essa parte é a mais legal, me deixa orgulhoso, porque faz todo o sentido com a minha luta", finaliza.

Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro do ano que vem, quando deve ser substituída pelo remake de Renascer (1993).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.