Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VAI PEGAR?

Terra e Paixão fecha 1º mês com ibope morno, mas Globo confia em 'efeito Walcyr'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cauã Reymond em Terra e Paixão

Cauã Reymond em Terra e Paixão: novela completou um mês no ar com ibope morno e confiança alta

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 8/6/2023 - 7h00

Terra e Paixão completa um mês no ar nesta quinta (8) sem ter engrenado na audiência como a Globo esperava. Mas o autor Walcyr Carrasco é conhecido por atrair o público com suas reviravoltas, e a emissora ainda tem confiança de que a novela das nove vai emplacar.

Segundo levantamento de audiência obtido pelo Notícias da TV, o folhetim teve média geral de 24,3 pontos na Grande São Paulo com os 27 capítulos já exibidos. O resultado está um ponto acima do que sua antecessora, o fracasso Travessia (2022), conseguiu no mesmo período de exibição.

No entanto, se comparada a Pantanal (2022), última produção considerada sucesso no horário das nove da Globo, a queda é grande. No seu primeiro mês, o remake de Benedito Ruy Barbosa tinha anotado 27,5 pontos. Mesmo assim, a Globo tem motivos para comemorar.

A audiência de Terra e Paixão tem subido, enquanto a de Travessia estava em queda. Entre 29 de maio e 3 de junho, a produção alcançou 25,1 pontos, seu melhor resultado semanal. Travessia só alcançou esses números em suas últimas semanas.

Terra e Paixão também tem cinco contratos publicitários fechados, três a mais do que a produção de Gloria Perez. Além da montadora de carros Caoa, que paga um valor milionário para patrocinar o principal horário da televisão brasileira, já assinaram Ambev, Coca-Cola, Siccob e Vivo, que farão merchandising ao longo da produção. 

As duas primeiras foram as únicas que fizeram product placement (quando uma marca aparece de maneira disfarçada) em Travessia. Mesmo assim, elas deram as caras apenas no primeiro capítulo, usando Chiara (Jade Picon). 

Já a Ambev e a Sicoob são novas clientes. A primeira vai aproveitar a temática sertaneja para reforçar a marca Brahma, que dá nome a um circuito de shows voltado para os fãs do ritmo do interior do Brasil. A segunda vai facilitar financiamentos bancários para a futura fazenda de Aline (Barbara Reis).

No primeiro mês, a Globo avalia que o futebol prejudicou a novela. O cardápio de transmissões esportivas da TV paga teria roubado os telespectadores do horário nobre da emissora, com clássicos que envolveram times como Flamengo, Corinthians e Fluminense. 

Terra e Paixão vai ficar no ar até o ano que vem, quando dará lugar ao remake de Renascer (1993). Para a Globo, o começo fraco será superado, e o público voltará a acompanhar a trama do horário nobre. Em monitoramento nas redes sociais, a emissora identificou um crescimento de 40% em comentários positivos no Twitter e no Instagram em comparação com Travessia. 


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.