Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SECRETÁRIO DE TURISMO

Amor Perfeito enfia nepotismo goela abaixo e alfineta realidade brasileira

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Thiago Lacerda faz uma careta em cena da novela Amor Perfeito como o vigarista Gaspar

Gaspar (Thiago Lacerda) em Amor Perfeito: mau-caráter vai virar secretário de Turismo na novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 7/7/2023 - 7h00

Mau-caráter, cúmplice de assassinato e com alguns crimes no currículo, Gaspar (Thiago Lacerda) vai trilhar carreira na política em Amor Perfeito. Filho do prefeito Anselmo (Paulo Betti), ele vai começar a se preparar para ser o sucessor do pai na gestão da fictícia Águas de São Jacinto. Em vez de estudar administração pública, ele fará seu "estágio" no cargo de secretário de Turismo, com um ótimo salário.

A novela das seis da Globo vai começar um debate sobre o nepotismo, prática de favorecer parentes os nomeando para cargos públicos. Com isso, os autores alfinetam a realidade brasileira, mesmo em um núcleo que é uma verdadeira comédia de erros. Anselmo vai se colocar acima de todos, como se a prefeitura fosse a sua queijaria. 

O nepotismo em um novela ambientada nos anos 1940 não ocorre à toa. A questão já foi amplamente discutida na sociedade, e o novo rumo de Gaspar serve para retomar esse debate, que é tão importante. 

A nomeação de parentes para cargos públicos é proibida, segundo súmula do Supremo Tribunal Federal (STF). A prática ignora a necessidade de critérios de seleção e principalmente de competência para o desempenho das funções. O veto, porém, não atinge cargos de natureza política, como o de prefeito. 

'Poder é como cachaça', diz Anselmo

Anselmo e Cândida (Zezé Polessa) vão incentivar o filho mais velho a virar o "herdeiro" da prefeitura. Em alguns diálogos, chegarão a dizer que a política está no DNA dele. Nesta semana, já foi ao ar uma cena de Gaspar sendo instigado pelo pai a virar candidato.

"O teu caminho é a política, eu sei que é! Quando ocê sentir o gostinho do poder, não vai mais querer largar o osso. Isso aqui é uma cachaça, meu filho! Outra coisa: ocê tem que arranjar uma outra mulher pra casar, e logo. Todo prefeito tem que ter uma primeira-dama", soltou Anselmo em seu gabinete.

A princípio, o homem que tentou matar Orlando (Diogo Almeida) vai continuar falando que não quer virar prefeito. No folhetim, o espanto de Gaspar serve justamente para promover uma reflexão em quem assiste: ele não encara como normal o empurrão do pai sem-noção.

"É mais que normal um filho herdar o ofício do pai e, no nosso caso, vai herdar o meu capital político, que nem eu herdei do pai da Cândida, o senador Carneiro. Não é pouca coisa, não! Ocê tem que aproveitar que eu tô aqui pra seguir os meus passos na política, meu filho", insistiu Anselmo.  

Depois que aceitar a "herança", Gaspar será nomeado secretário de Turismo. Ele só topará entrar para o ramo porque verá no novo emprego uma maneira de bater de frente com Gilda (Mariana Ximenes) e atrapalhar os planos da ex-noiva, dona do principal hotel da cidade.

Novela de Duca Rachid e Júlio Fischer, escrita também por Elísio Lopes Jr., Amor Perfeito está no ar desde março e o último capítulo está previsto para ir ao ar em 22 de setembro. A trama será substituída pelo remake de Elas por Elas (1982).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Amor Perfeito e outras novelas:


Resumos Semanais

Amor Perfeito: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 23/9

Terça, 19/9 (Capítulo 158)
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.