Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TERCEIRA ADAPTAÇÃO

A Rainha da Pérsia: Saiba o que é verdade e o que é ficção sobre Ester

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Carlo Porto caracterizado como Xerxes em cena de A Rainha da Pérsia

Xerxes (Carlo Porto) em A Rainha da Pérsia; xá aquemênida é um dos poucos personagens reais

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2024 - 20h30

Os bons resultados de A Rainha da Pérsia no Ibope mostram que a história de Ester (Nathalia Florentino) é uma das mais fascinantes do Velho Testamento. Os historiadores, porém, ainda não chegaram a um consenso se Hadassa realmente existiu. Ou seja, praticamente tudo na novela da Record está mais para o lado da ficção do que o da realidade.

Não há provas arqueológicas sobre a existência de Ester, e alguns pesquisadores acreditam que ela possa ter sido criada a partir de diversas pessoas reais. Uma forma de, em uma época em que apenas os poderosos sabiam ler e escrever, perpetuar a história do povo judeu em seu cativeiro.

Os judeus realmente foram levados para a Babilônia --que se situava onde hoje é o Iraque-- como escravos após o colapso do Reino de Judá, o que deve ser mostrado nas últimas temporadas de Reis.

A região foi conquistada posteriormente pelos persas durante o Império Aquemênida, que chegou a expandir as suas fronteiras até o Egito. Xerxes, que na Bíblia é chamado de Assuero, realmente existiu.

O personagem de Carlo Porto foi um xá aquemênida e, com a conquista do território egípcio, ganhou também o título de faraó.

Ester na Bíblia

O livro de Ester também tem uma particularidade em relação ao restante do Velho Testamento, em que não foi encontrado qualquer enxerto dele nos Manuscritos do Mar Morto. Ele pode ter sido posteriormente incluído no cânone judaico-cristão.

A maior evidência de que Ester teria existido não está no campo da história, mas da tradição com a festividade judaica do Purim. Ela é celebrada até hoje, e trechos do livro são lidos em voz alta para comemorar a derrota de Hamã (Leonardo Medeiros).

Ficção pura

Entre tradição e história, Cristiane Cardoso também criou personagens puramente ficcionais para conseguir produzir a terceira adaptação da saga de Ester. Darya (Malu Lazari), por exemplo, foi criada para ajudar a contar essa trama.

Outros, porém, realmente são citados na Bíblia como Hegai (Vinícius Reed), Mordecai (André Bankoff), Dário (César Cardadeiro), Amestris (Camila Rodrigues), Neemias (Mário Bregieira).


Resumos Semanais

Resumo de A Rainha da Pérsia: Próximos capítulos da novela da Record - 1º a 5/7

Segunda, 1º/7 (Capítulo 11)
Ainda em viagem na Babilônia, Xerxes cai em mais uma armação de Améstris. Aproveitando a liberdade de ir e vir, Ester se encontra com Mordecai, que a alerta sobre algumas das pessoas que os rodeiam. Terça, ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.