Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ENCANTADOS

A uma semana do final, Renascer cumpre promessa que se arrasta há meses

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Theresa Fonseca como Mariana segurando uma garrafa com uma imagem do diabo dentro em cena de Renascer

Mariana (Theresa Fonseca) em Renascer com o cramulhão; diabo voltou com tudo na novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 29/8/2024 - 21h00
Atualizado em 29/8/2024 - 21h31

Em suas últimas semanas, Renascer enfim voltará a dar destaque aos encantados --entidades sobrenaturais que permeiam o folclore brasileiro-- como na primeira fase. O autor Bruno Luperi já começou a explorar melhor a relação de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com o cramulhão, introduzindo ainda um vilão do qual o fazendeiro já não pode mais escapar.

O diabinho talvez tenha sido a maior decepção do remake para quem acompanhou a primeira versão, exibida pela Globo em 1993. O coisa-ruim era muito mais presente na história e até dava conselhos diretamente ao protagonista, então interpretado por Antonio Fagundes.

O personagem de Marcos Palmeira até recebia os recados do Além, mas como intuições sopradas em seu ouvido. Com menos tempos na tela, o cramulhão até virou um mistério para os telespectadores --os quais precisaram esperar inúmeros capítulos para finalmente vê-lo dentro da garrafa.

Um erro que ficou muito claro para a novela das nove diante da sequência em que Joana (Alice Carvalho) tem um embate com o diabo para salvar a vida de Tião Galinha (Irandhir Santos). Ela até ficou frente a frente com o bode preto que, até então, era apenas uma lenda.

A cena merece elogios não só pelo bom texto de Luperi ou pela direção acertada de Gustavo Fernandez, mas também por ter quebrado o marasmo que havia se tornado a marca registrada do remake. O público não ficou indiferente diante da clássica batalha entre o bem e o mal.

Vilão de outro mundo

Como o Notícias da TV adiantou em primeira mão, José Inocêncio ainda vai ser confrontado por um velho inimigo após ter perdido a proteção do diabinho. Ele vai sofrer a sua terceira tocaia após trazer à vida o pai de Maria Santa (Duda Santos) --Venâncio (Fábio Lago), cujo espírito estará preso dentro da fantasia.

Teca (Lívia Silva) vai ser a primeira a perceber que há uma presença maligna por trás da máscara de boi. Ela até vai colocar o celular embaixo do nariz dele para comprovar que está respirando --assim como os antigos faziam com um espelho para se certificar da morte de alguém.

Faltou magia a Renascer

Uma das marcas registradas de Benedito Ruy Barbosa era justamente explorar o respeito e o medo de seus personagens com o sobrenatural. Se a primeira versão de Renascer trouxe o cramulhão, Velho Chico (2016) tinha o vapor fantasma que cruzava as águas do rio São Francisco.

Até em histórias mais realistas, como O Rei do Gado (1996), o autor colocava toques extraordinários. Como esquecer do capítulo em que Bruno (Antonio Fagundes) finalmente desenterrava a medalha do tio Bruno (Marcello Antony) com a ajuda dos fantasmas de seus avós?

Luperi havia feito uma bonita homenagem ao avô no remake do Pantanal (2022), em que o sobrenatural se fazia presente em todos os capítulos. Juma (Alanis Guillen) supostamente virava uma onça; o Velho do Rio (Osmar Prado), uma sucuri; e o violão de Trindade (Gabriel Sater) era tocado pelo próprio diabo.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.