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WarnerMedia e Discovery rivalizam até com Instagram e TikTok para Cade aprovar fusão

REPRODUÇÃO/DISCOVERY

Uma gravação do Largados e Pelados, da Discovery. A mulher está com uma bolsa e o homem está também nu com uma bolsa de mantimentos.

Largados e Pelados, um dos destaques do Discovery, que deve se fundir com a WarnerMedia

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2021 - 16h23

A WarnerMedia e a Discovery entraram com uma documentação no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) nesta semana para tentar a aprovação no Brasil da fusão entre as duas empresas. No negócio, chamado de Warner Bros. Discovery, a empresa diz que vai concorrer com 15 mil companhias, inclusive redes sociais como Instagram e TikTok.

A projeção de faturamento das empresas nos primeiros anos de fusão no Brasil é de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,8 bilhões na cotação atual). O Notícias da TV teve acesso ao documento entregue ao Cade. No negócio, as empresas estimam que serão donas de 31,7% dos canais fechados da TV por assinatura. Só no mercado de players infantis, a participação aumenta para 52,4%.

Mesmo assim, elas entendem que isso não configura uma concentração de poder por causa da alta concorrência com diversas mídias. No documento com 87 páginas, WarnerMedia e Discovery citam marcas mais tradicionais como suas concorrentes diretas, como Globo, Disney, Grupo Bandeirantes, Viacom, Google e Netflix. Mas, no mesmo balaio, são colocadas como rivais indiretas redes sociais como Instagram e TikTok.

Para o novo conglomerado, a internet tira a atenção dos produtos que serão suas propriedades. "Consumidores estão cada vez mais dedicando tempo de visualização para conteúdos produzidos por outros consumidores divulgados em várias novas plataformas de mídia, incluindo YouTube, Vimeo, Facebook, TikTok, Snapchat e Instagram", afirma a petição.

Concorrência pode contestar fusão

Na área do streaming, as sócias dizem que o público ganhará novas ofertas e o mercado de entretenimento se beneficiará, porque uma nova plataforma será lançada nos próximos meses --no documento, a projeção de lançamento é indicada para o terceiro trimestre de 2022.

Ao contabilizar todas as mídias em que atua, a WarnerBros. Discovery prevê um faturamento de R$ 6,8 bilhões no mercado nacional, o que será positivo para a economia local, segundo eles. As áreas onde a nova companhia atuará, caso seja aprovada, serão as mesmas onde ambas têm presença --TV paga, licenciamento, internet e OTT.

Pelas razões acima expostas, as partes acreditam que a operação proposta deve ser prontamente aprovada sem restrições, uma vez que não resultará na criação ou fortalecimento de posição dominante e tampouco ensejará o fechamento de mercados", concluem Warner e Discovery.

O edital da operação no Brasil foi publicado na última segunda-feira (21) no Diário Oficial da União. Com isso, foi aberto o prazo para apresentação de intervenções de concorrentes que discordem da visão de WarnerMedia e Discovery. A contestação pode ser feita até 6 de outubro.

Caso isto ocorra, o Cade vai analisar se a fusão entre as duas marcas será prejudicial para a concorrência no Brasil. Se ninguém se manifestar, o Conselho deve ir em frente e aprovar o negócio sem maiores problemas.

Como será a Warner Bros. Discovery

Sob o nome Warner Bros. Discovery, a fusão das duas empresas tem como foco um investimento na área de streaming. Essa oferta vai combinar produtos da WarnerMedia, como as franquias Harry Potter e filmes da DC , além do canal de notícias CNN e programação esportiva, com os canais de estilo HGTV e TLC. O negócio foi feito no valor de US$ 43 bilhões.

Com a fusão, a Warner Bros. Discovery ficará responsável por canais da TV por assinatura como HBO, CNN, Cartoon Network, Food Network, TNT, TNT Sports, TBS, TCM, TLC, Animal Planet, Investigação Discovery, e claro, a própria Warner. O objetivo é fazer frente aos concorrentes Netflix e Amazon Prime Video, principalmente. 


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