TRAGÉDIA ANUNCIADA
Divulgação/HGTV
Os gêmeos Drew e Jonathan Scott, da franquia Irmãos à Obra; eles estarão disponíveis só na Max
A Warner Bros. Discovery anunciou que o discovery+, lançado em novembro de 2021, vai ser encerrado em 31 de janeiro. A partir do ano que vem, o conteúdo da plataforma estará disponível apenas na Max, que pertence ao mesmo conglomerado. Assinantes do streaming já estão sendo notificados sobre o fim do serviço.
"Prezado cliente, informamos que a plataforma discovery+ será descontinuada nos próximos meses. A boa notícia é que a Max é a nova casa de streaming para o conteúdo amado da Discovery, Home & Health, TLC, Discovery Kids, HGTV e muito mais!", informa o comunicado disparado para os clientes.
"Se você assinar a Max até 2 de dezembro de 2024, poderá aproveitar um desconto de 70% em qualquer plano mensal da Max durante os primeiros seis meses. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo nosso Centro de Ajuda", continua a mensagem.
A morte do discovery+ não chega a ser uma surpresa --o Notícias da TV havia adiantado em 2021 que o serviço já estrearia no Brasil com data de validade. Desde seu lançamento, a ideia já era que o conteúdo da Discovery reforçasse sua plataforma principal--na época, ainda chamada de HBO Max.
A retirada do nome HBO do streaming, aliás, foi uma medida tomada justamente para não "diminuir" o valor do canal premium, associado a conteúdos de qualidade incomparável e feitos para ganhar prêmios --apesar de deslizes como The Idol (2023) acontecerem de vez em quando.
Executivos avaliaram que não fazia sentido chamar de HBO Max uma plataforma que disponibilizava a franquia 90 Dias para Casar, programas culinários ou os vários realities de construção dos Irmãos à Obra. Quando passou a se chamar apenas Max, o streaming já começou a contar com alguns produtos dos canais Discovery.
Antes mesmo de lançar o discovery+ no Brasil, o presidente da Discovery América Latina, Fernando Medin, já havia admitido à reportagem que a plataforma poderia não durar muito. "Uma vez que a fusão [de WarnerMedia e Discovery] aconteça, poderemos trabalhar com essas diferentes hipóteses."
"Regulatoriamente, a maneira como uma fusão funciona é que, até conseguir a aprovação das autoridades antitruste em todos os países, cada companhia continua operando de forma independente. Cada uma segue em frente com seus planos, como se não existisse a fusão. Cada uma com seu produto, com seus projetos", justificou ele na apresentação do streaming à imprensa.
Porém, o discurso do então presidente da Discovery International já era outro mesmo antes de Medin falar. Em reunião com acionistas, JB Perrette havia indicado que os dois streamings virariam uma coisa só logo que a fusão fosse aprovada mundialmente.
Na reunião, ele afirmou que, inicialmente, HBO Max e discovery+ poderiam ser oferecidas em um pacote --quem assinasse as duas plataformas ganharia desconto. Mas, em uma segunda etapa, os dois serviços virariam um só. Perrette disse que o novo streaming seria "um bufê incrivelmente atraente de conteúdo", com custos reduzidos e mais benefícios para os clientes.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.