REDES SOCIAIS EM ALTA
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Taynah Espinoza, Vitor Sergio Rodrigues e Mauro Beting em transmissão da Champions no Facebook
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 30/7/2019 - 5h03
Quase um ano depois de anunciar o encerramento dos canais Esporte Interativo (EI) na TV para manter a marca só nas mídias sociais, a Turner demonstra que os esforços voltados para a web deram certo. Em comparação com o Esporte do Grupo Globo (Globo Esporte e SporTV), Fox Sports e ESPN, o Facebook, o Twitter e o Instagram do EI lideraram as interações e visualizações no primeiro semestre.
O Notícias da TV teve acesso aos números inéditos, que demonstram um crescimento geral de 25% nas três redes sociais do braço esportivo da Turner em comparação com o mesmo período de 2018. O resultado positivo é impulsionado pela transmissão da Champions League.
Apesar da saída do Esporte Interativo da TV, as partidas do torneio de clubes mais importante da Europa continuaram sendo exibidas na TNT e no Space. Para quem não tinha TV paga, a opção era assistir pelo Facebook. Graças a uma parceria com a empresa de Mark Zuckerberg, o EI mostrou os jogos ao vivo em sua página.
A transmissão da final entre Tottenham e Liverpool, em 1º de junho, teve 10,3 milhões de visualizações, com 1,3 milhão de interações e 7,4 milhões de usuários únicos. Como comparação, o jogo na TNT teve média de 10,66 pontos, o que corresponde a 2,9 milhões de domicílios no Brasil, com 3,7 milhões de assinantes sintonizados no canal durante a decisão.
No Facebook, o título do Liverpool sobre o Tottenham ainda superou a partida entre Flamengo e San José na Libertadores. Transmitido com exclusividade pela página da Conmebol em 11 de abril, o jogo do clube com a maior torcida no Brasil havia atingido 7,8 milhões de visualizações na rede social.
No Instagram, os números do Esporte Interativo também impressionam. Com seis milhões de fãs até o fim de junho, a empresa conseguiu mais de 598 milhões de interações e 639 milhões de visualizações de seus posts. Somados, Globo Esporte, SporTV, ESPN e Fox Sports têm mais seguidores do que o EI; mesmo assim, não conseguiram ter o mesmo engajamento.
O único quesito em que a empresa da Turner é derrotada por alguma concorrente é o de visualizações de vídeos no Facebook. Apesar dos bons resultados na Champions, o SporTV conseguiu ter 3 milhões de views a mais em seus conteúdos. O Esporte Interativo, no entanto, teve quatro vezes mais interações em seus posts.
Os bons resultados atraíram a atenção de anunciantes. Os vídeos que o EI publica sobre o Campeonato Brasileiro em suas redes sociais têm "oferecimento" de Bradesco, General Motors e Sportingbet. Em outras competições, a empresa já recebeu patrocínios de companhias como Heineken, Dell, Nissan, Nivea, TCL e Santander.
Veja abaixo os dados de cada uma das plataformas esportivas na redes sociais e os dados de cada uma delas no primeiro semestre de 2019:
Facebook: Fãs - 17.152.240 / Interações - 73.866.546 / Visualizações - 216.889.408
Instagram: Fãs - 6.028.679 / Interações - 598.092.795 / Visualizações - 639.121.851
Twitter: Fãs - 2.456.402 / Interações - 9.880.760
Facebook: Fãs - 8.900.287 / Interações - 35.271.535 / Visualizações - 95.149.315
Instagram: Fãs - 2.413.636 / Interações - 71.082.966 / Visualizações - 103.367.703
Twitter: Fãs - 4.401.102 / Interações - 8.370.910
Facebook: Fãs - 9.013.210 / Interações - 16.570.957 / Visualizações - 219.148.741
Instagram: Fãs - 2.770.705 / Interações - 82.052.262 / Visualizações - 202.746.218
Twitter: Fãs - 3.244.687 / Interações - 4.122.684
Facebook: Fãs - 4.524.453 / Interações - 26.461.153 / Visualizações - 97.197.352
Instagram: Fãs - 2.862.459 / Interações - 147.575.747 / Visualizações - 136.968.726
Twitter: Fãs - 1.831.095 / Interações - 3.667.904
Facebook: Fãs - 4.253.842 / Interações - 24.744.924 / Visualizações - 46.086.167
Instagram: Fãs - 1.311.373 / Interações - 31.094.444 / Visualizações - 43.593.723
Twitter: Fãs - 1.637.622 / Interações - 2.926.698
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