MATA-MATA NACIONAL
DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS
Palmeiras comemora a Copa do Brasil 2020: Globo já conversa para renovação de contrato em 2023
A Globo começou a conversar nesta semana com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre uma possível renovação de contrato pelos direitos de transmissão da Copa do Brasil.O atual termina em 2022. Mas um pedido já foi sinalizado pela sua direção: a redução dos valores pagos. Até o fim do acordo, a Globo terá pago um total de R$ 1,5 bilhão pelo torneio --R$ 300 milhões por ano.
Hoje, a Copa do Brasil tem uma importância grande para a Globo. Suas finais costumam marcar recordes de audiência na TV aberta e na TV paga, onde é exibida pelo SporTV. Mas a emissora quer adequar o custo da competição para a realidade atual do mercado, prejudicado pela pandemia do coronavírus em todo o mundo. O objetivo é economizar, mas sem deixar que a Copa do Brasil seja atraente para os times que participam.
Em 2016, quando o contrato que vigora atualmente foi negociado, o valor pago foi um recorde para a competição, que existe desde 1989, mas só passou a ser valorizada como forte produto midiático a partir de 1995, quando foi adquirida pelo SBT.
O valor foi inflacionado na última negociação por causa da concorrência com o então Esporte Interativo (atual TNT Sports). O canal esportivo da WarnerMedia fez proposta para tentar ter a competição no seu catálogo.
Desde abril deste ano, a CBF já estava ciente da posição da Globo sobre o mata-mata nacional. A emissora não cogita, sob nenhuma hipótese, abrir mão da Copa do Brasil. O seu foco atual está no futebol nacional, e o torneio é muito importante para a TV aberta e TV paga. Em sinal aberto, por atingir recordes de audiência nas fases finais. No SporTV, por ter muitos jogos disponíveis, o que ajuda a preencher a grade de programação.
De fato, a Copa do Brasil é milionária. Os seus finalistas recebem mais dinheiro do que os campeões do Campeonato Brasileiro. A competição também chega a ser mais rentável para quem fica pelo caminho.
A premiação da Copa do Brasil destina R$ 50 milhões ao campeão, R$ 20 milhões ao vice, R$ 8 milhões aos semifinalistas, além de R$ 4 milhões pela participação nas quartas de final.
Somados os valores das fases iniciais, o primeiro colocado pode faturar até R$ 68,7 milhões, considerando que participe desde a primeira rodada. Só para se ter uma ideia, antes do atual ciclo, a Globo pagava um terço do que paga hoje pelo mata-mata --o valor estava na casa dos R$ 100 milhões anuais.
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