Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PAULA BELLIZIA

Pela primeira vez na história, Globo terá uma mulher em conselho de administração

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Paula Bellizia com um vestido branco nos Estúdios Globo

Paula Bellizia: executiva que comandou Google e Apple, vira 1ª mulher conselheira da Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/9/2022 - 12h55

A Globo realizou nesta quarta (20) uma mudança histórica em seu conselho administrativo. Pela primeira vez, uma mulher vai ocupar uma cadeira no alto comando que decide os rumos do maior conglomerado de mídia do Brasil. A escolhida foi a executiva Paula Bellizia, que acumula passagens por empresas como Facebook e Google, onde foi o nome forte da América Latina durante um ano e meio.

Paula terá a função de conselheira independente. Ou seja, ela terá poder de voto e poderá argumentar em grandes decisões, mas não terá um cargo direto em algum setor ou comando específico, nem será acionista. Com a prática, a Globo busca maior independência e menos centralização do poder entre a família Marinho. 

No entanto, segundo informou a Globo ao Notícias da TV, Paula vai participar do comitê de Pessoas, Cultura e ESG (Governança Social, Ambiental e Corporativa). O comitê foi criado para aumentar a representatividade da empresa em todos os seus setores e diminuir práticas consideradas abusivas e que pioram o ambiente de trabalho, como assédio moral e sexual. 

Com a chegada de Paula, o conselho de administração da Globo passa a ter nove membros: João Roberto Marinho como presidente, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes, e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega, Rodrigo Xavier e Paula Bellizia como conselheiros.

"Demos mais um passo importante no permanente processo de aprimoramento do nosso modelo de governança. Estamos muito satisfeitos de poder contar a partir de agora com a ampla e variada experiência de uma executiva como a Paula, que vai apoiar também o Comitê de Pessoas, Cultura e ESG", explicou João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo e do Conselho de Administração. 

Já havia na Globo um desejo antigo de ter mais mulheres em seu comando. A executiva tem um currículo vasto: foi vice-presidente do Google na América Latina entre 2020 e março deste ano e presidente da Microsoft no Brasil. Ocupou também o cargo de presidente da Apple, uma das maiores empresas de comunicação do mundo, em nosso país.

Paula Bellizia é formada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC/UNESP, com pós-graduação e MBA em Marketing, respectivamente pela ESPM e FIA/Universidade de São Paulo. Entre 2017 e 2018, a profissional foi reconhecida como uma das principais CEOs do Brasil com o Prêmio Executivo de Valor, do jornal Valor Econômico, que pertence ao Grupo Globo. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.