Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAMANTHA ALMEIDA

Em busca de diversidade, Globo contrata diretora negra para criação de conteúdo

HUGO SÁ/GLOBO

Samantha Almeida com um macacão bege e um fundo zebra, sorrindo para a câmera com batom vermelho

Samantha Almeida, nova executiva de criação da Globo: mulher negra no comando na busca por diversidade

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 4/10/2021 - 14h21

Na busca por mais diversidade em suas produções e cargos diretivos, a Globo anunciou nesta segunda-feira (4) a contratação da executiva Samantha Almeida para a diretoria de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo. Ela será a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Isso significa que o Entretenimento e as equipes de autores, pesquisadores e produtores de conteúdo da Globo serão chefiadas por Samantha. Além da produção de histórias que vão ao ar na programação, o Notícias da TV apurou que a nova diretora vai auxiliar na comunicação externa da emissora com o mercado publicitário.

Samantha foi jurada brasileira do Festival Cannes Lions e acaba der ser indicada ao Caboré de 2021 na categoria inovação. Também foi uma das homenageadas do Women to Watch em 2020 e eleita pelo Mipad (sigla em inglês para personalidade afrodescendente mais influente), organização parceira da ONU e da African Union, como uma das cem afrodescendentes abaixo de 40 anos mais influentes do planeta.

Até setembro, Samantha Almeida era uma das principais executivas do Twitter no Brasil, em que cuidava da comunicação publicitária da empresa junto aos anunciantes. Seu currículo ainda inclui passagens por Ogilvy, Music 2/Mynd, Avon, The Estée Lauder Companies, Trifil & Scala e Levi Strauss Co.

Pai de nova executiva trabalhou na Globo

"Sempre tive muita paixão pela construção das histórias e muito respeito pelas pessoas para quem as entrego. Toda a minha carreira, a minha visão de mundo é sobre isso: começar primeiro por um olhar empático e honesto para as pessoas, os sonhos, os medos, as belezas da vida das pessoas comuns, como eu. Fazendo pontes, criando diálogo entre diferentes realidades. É muito desafiadora a oportunidade de fazer isso para um país múltiplo e com tantas histórias a serem contadas como o Brasil, combinada a potência de uma empresa como a Globo", celebra Samantha.

A executiva também afirmou que é um sonho de criança trabalhar na Globo. Seu pai, Rogério Almeida, foi funcionário da emissora durante anos e a levava a frequentar os bastidores das produções quando pequena, o que alimentou seu imaginário com a empresa.

"Na Globo, me apaixonei pelo universo da criação e da comunicação. Por causa do meu pai, muito criança, andei por esses cenários, senti o cheiro dos estúdios e assisti de pertinho às gravações... Isso definitivamente impactou o meu imaginário e deixou dentro de mim a vontade de fazer parte dessa fábrica de criar sonhos. Sonhos de uma garota negra, criada na comunidade da Rocinha, filha de eletricista", concluiu.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.