Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novos hábitos

Na quarentena, brasileiro passa um terço do dia vendo televisão, diz Ibope

Reprodução/Globo

O participante Babu Santana, do BBB20, na cozinha vip da casa

O participante Babu Santana, do BBB20, na cozinha vip da casa; o reality tem mantido brasileiros ligados na TV

REDAÇÃO

Publicado em 14/4/2020 - 10h59

Com a recomendação de isolamento social para evitar o contágio pelo coronavírus (Covid-19), boa parte dos brasileiros têm ficado mais em casa, e a televisão virou uma grande aliada. Segundo dados do Ibope, o tempo diário que as pessoas passam em frente ao televisor aumentou 20%. O brasileiro tem gastado um terço de seu dia vendo TV.

De acordo com a pesquisa, o tempo médio que um indivíduo passou acompanhando programas, jornalísticos e novelas foi de 7 horas e 54 minutos na semana passada, considerando telespectadores de todo o território nacional. Isso representa aumento de 1 hora 20 minutos no tempo dedicado à TV em relação à primeira semana de março, quando o Brasil ainda não tinha as mesmas medidas contra a pandemia.

Em relação a cada região do país, o Sul é onde as pessoas aumentaram mais o consumo de programação de televisiva, com crescimento de 1h31min. O Nordeste é o segundo lugar como maior aumento, com 1h23min, seguido pelo Sudeste (1h20min a mais), Centro Oeste (1h18min) e Norte (59 minutos).

Durante o período de recomendação de quarentena em todo o país, os telejornais têm tido mais espaço nas grades das emissoras, enquanto programas de variedades e novelas tiveram suas gravações paralisadas para a segurança de apresentadores, atores, funcionários técnicos e plateia.

Reprises foram colocadas no lugar das tramas inéditas, e algumas têm dado bons resultados. Avenida Brasil tem batido recordes, e Fina Estampa surpreendeu ao registrar mais audiência do que Amor de Mãe.

Enquanto isso, o Big Brother Brasil tem sido a atração favorita de muitos brasileiros. Com bom elenco, muitas brigas e torcidas alucinadas nas redes sociais, na segunda (13) a Globo decidiu prolongar o reality, que terá quatro dias de exibição além do que estava previsto.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.