EM 2022
DIVULGAÇÃO/FLAMENGO
Gabigol, do Flamengo: Globo vai medir audiência de transmissões do Premiere a partir de 2022
A Globo decidiu atender uma reclamação de clubes e do mercado publicitário e vai passar a medir a audiência das transmissões de futebol do Premiere, o seu serviço de pay-per-view que existe desde 1997. A novidade passa a valer a partir de 2022 e servirá para tirar dúvidas históricas da plataforma, como qual jogo foi o mais assistido no ano.
O fato foi anunciado no Upfront Esporte 2022, que aconteceu nesta sexta-feira (29). Todas as partidas das competições do Premiere, como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série A e B e alguns Estaduais terão os números mensurados com base nas métricas do Ibope PNT da TV por assinatura.
Cada ponto nessa medição nacional equivale a 214 mil telespectadores nas 15 principais metrópoles do Brasil. Até então, a emissora apenas revelava ao mercado publicitário o número base de assinantes do Premiere, que hoje está acima de 1,5 milhão de clientes na soma entre TV paga e venda direta pela internet.
Segundo apurou o Notícias da TV, a medição já começa a partir do início das transmissões do pacote de 2022. A data exata ainda não foi definida porque a Globo ainda negocia a compra de direitos no modelo pay-per-view de alguns Estaduais, como Campeonato Paulista, Mineiro e Gaúcho.
A ideia é usar esses números principalmente em partidas do Campeonato Brasileiro da Série A, o principal produto do Premiere até 2024. Os executivos vão usar os dados para provar que existe um público grande no pay-per-view e que clássicos nacionais que são mostrados por lá alcançam tanta audiência quanto a TV paga comum.
Com isso, também é possível saber qual é o clube com maior audiência no Premiere. O número de torcedores cadastrados hoje, com parte da assinatura paga mensalmente indo para o clube, é o Flamengo. Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco completam o TOP 5 de times mais populares.
A medida não vale para o canal Combate, que opera o mesmo serviço no segmento de lutas marciais. Clubes e mercado publicitário já reclamam há anos que o Premiere era uma "caixa secreta" e que investir nele só seria possível se o modelo de medição por base de assinantes fosse alterado.
Para o ano que vem, a Globo promete mais de mil transmissões de futebol em todas as suas plataformas. O grosso desse número será realizado no Premiere, que mostrará, pelo menos, 760 jogos da Série A e B do Campeonato Brasileiro, e outros 50 da Copa do Brasil.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.