Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRATÉGIA

Globo se inspira na Pluto TV e cria canais temáticos para inflar Globoplay

REPRODUÇÃO/GNT

Rita Lobo no Cozinha Prática

Rita Lobo no Cozinha Prática do GNT: programa fará parte de canal especial 24 horas no Globoplay

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 7/11/2022 - 6h30

A Globo vai usar uma estratégia que é o carro-chefe do streaming Pluto TV para bombar mais o Globoplay. Em breve, a plataforma vai lançar o Fast Globo (sigla em inglês de Free Ad Supported Streaming TV), que são canais temáticos, uma espécie de playlist que simula a programação linear da TV aberta, mas com apenas um programa.

Esse canal ficará disponível durante 24 horas por dia e reprisará conteúdos de programas e produções que já existem. O objetivo é engajar um público que deseja apenas escolher um tema e relaxar no sofá, sem pressão de escolher o episódio ou acompanhar a produção regularmente.

Segundo apurou o Notícias da TV, o Globoplay tem o objetivo de segurar o número de acessos para não assinantes, já que o Fast Globo terá sinal aberto. A Globo deseja faturar com publicidade durante os intervalos dos conteúdos, como um break comercial de televisão normal. 

O primeiro canal a ser lançado será um com conteúdo de culinária. Entre as atrações desse canal, ele terá receitas do Cozinha Prática, atração de culinária comandada por Rita Lobo no GNT. Outros programas do gênero serão colocados. O segundo será dedicado a conteúdo esportivo. 

A aposta nesse modelo não chega a ser novidade. Nos últimos meses, por causa da Copa do Mundo do Catar, a Globo investe para que todo o Brasil consiga ter de graça o sinal da TV via Globoplay --algo que até bem pouco tempo era limitado para algumas regiões. A transmissão ao vivo e de graça da emissora costuma ser uma das páginas mais acessadas do streaming. 

A inspiração do Fast Globo é clara na Pluto TV. Criado em 2013 pela Paramount, o serviço oferece principalmente uma seleção de conteúdo de programação por meio de canais lineares digitais projetados para emular a experiência da programação de transmissão tradicional. 

A receita de faturamento do serviço é gerada a partir de anúncios em vídeo vistos durante a programação. A Pluto TV já é tão grande que, a partir de 2023, vai exibir jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana na América Latina --com exceção do Brasil. 

Após a publicação da reportagem, a Globo enviou o seguinte comunicado: 

"A reportagem “Globo se inspira na Pluto TV e cria canais temáticos para inflar Globoplay”, publicada por este site, contém erros de informação que precisam ser corrigidos, em respeito aos leitores do Notícias da TV.

Canais FAST (sigla de Free Ad-Supported Streaming Television) são uma tendência mundial, existem mais de 20 serviços deste tipo no mundo. E, de fato, a Globo planeja lançar dois canais FAST, em caráter experimental, como ampliação da oferta de seu conteúdo aos usuários de plataformas digitais. Diferentemente do que diz a reportagem, porém, não haverá um canal do “Que Historia é Essa, Porchat?” nem do “Cozinha Prática”.

Um canal será dedicado ao tema da gastronomia, mas com conteúdos das diferentes plataformas Globo, sem ênfase em um título específico. O segundo será dedicado a conteúdos esportivos. No momento oportuno, apresentaremos mais informações sobre os novos canais ao mercado publicitário e aos nossos consumidores".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.