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A PARTIR DE 2022

Globo reduz valores e quer 50% de 'desconto' para ter Campeonato Mineiro

DIVULGAÇÃO/ATLÉTICO MINEIRO

Atacante Hulk comemora gol no Campeonato Brasileiro no Mineirão pelo Atlético Mineiro

Hulk, atacante do Atlético Mineiro: Globo ofereceu cerca de R$ 20 milhões para renovar acordo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/10/2021 - 7h00

A Globo fez uma proposta com 53% de "desconto" para tentar renovar o contrato do Campeonato Mineiro a partir de 2022. A emissora quer pagar até R$ 19,5 milhões em uma proposta que inclui TV aberta, paga e pay-per-view. Até este ano, quando venceu o vínculo anterior, eram pagos R$ 41,6 milhões.

A queda no valor, porém, pode ser ainda maior. A Globo propôs um fixo entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões para a FMF (Federação Mineira de Futebol) aceitar a proposta, mas com variação de porcentagem pelas vendas do Premiere. Assim, a quantia oferecida só chegará aos R$ 19,5 milhões propostos se o serviço atingir os assinantes previstos.

O Notícias da TV apurou que, por causa da boa relação com os envolvidos, a Globo tem a proposta favorita e de melhor valor para os times. Mas clubes menores sabem que, caso assinem, vão perder muita renda. A maioria dos pagamentos pelo torneio irão para os três grandes do Estado --Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG.

Atendendo a pedidos dos menores, a FMF abriu conversas com outras empresas. O objetivo é tentar achar um modelo parecido com o do Campeonato Paulista, que negociou separadamente cada mídia e conseguiu manter a arrecadação alta sem ter vendido nada para a Globo até o momento.

A Band, que não exibe o torneio desde os anos 1990, fez uma proposta para a TV aberta. O modelo é o adotado em outros eventos, chamado de "revenue share", em que empresas dividem o faturamento comercial. Essa prática não ganha tanto espaço atualmente porque não há nenhuma certeza de valores mínimos arrecadados.

Dona do Paulistão e do Carioca, a Record se reuniu com a Federação Mineira de Futebol e mostrou interesse na competição, mas ainda não fez uma proposta formal. Para as outras mídias, várias ofertas foram recebidas.

Para o pay-per-view, as plataformas TVN Sports e OneFootball apareceram para a disputa. A proposta mais poderosa foi a da WarnerMedia, que quer partidas para inflar a HBO Max, sua plataforma de streaming. A FMF quer definir o que fará com o Estadual até a primeira quinzena de novembro.

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