ENCALHOU
FABIO ROCHA/TV GLOBO
Roberto Carlos em seu show exibido pela Globo na sexta (20): Especial teve cotas encalhadas no mercado
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 21/12/2019 - 11h48
O Especial Roberto Carlos não vendeu todas as quatros cotas de patrocínio oferecidas pela Globo ao mercado publicitário em 2019. Com isso, a emissora deixou de ganhar R$ 4,1 milhões --o custo de cada cota era de R$ 2.050 milhões. O "oferecimento" do show exibido na noite da última sexta (20) teve apenas dois patrocinadores: uma marca de carros e um produto para cabelos.
Em 2018, foram três empresas que pagaram para anunciar no especial mais tradicional no fim de ano da Globo. Além da montadora de veículos (a única que renovou o acordo para este ano), também compraram o espaço uma loja de materiais de construção e a Caixa Econômica Federal, banco público.
A cada especial, a emissora aumenta um pouco o valor do oferecimento ao show do "rei". De 2015 para 2019, o valor saltou de R$ 1.650 milhão para R$ 2.050 milhões, um aumento de 24,2%.
Os planos comerciais estão disponíveis no site de Negócios do Grupo Globo e os valores foram revelados pelo perfil Jornalista Vê TV no Twitter.
Confira abaixo a imagem com o valor e a quantidade de cotas oferecidas ao mercado para o show que foi ao ar neste ano:
.
Ibope de Roberto Carlos na Globo
Um dos problemas do Especial Roberto Carlos é que o seu alcance de audiência depende muito da novela que o antecede.
Em 2018, quando foi ao ar após a fracassada O Sétimo Guardião, o show do "rei" marcou apenas 21,2 pontos e teve o seu pior desempenho em seus 44 anos de Globo. Já em 2017, quando pegou carona no fenômeno O Outro Lado do Paraíso, a atração anotou 31,2 de média.
Neste ano, de acordo com dados prévios do Ibope, a apresentação de Roberto Carlos deve ficar abaixo dos 20 pontos pela primeira vez na história e bater um novo recorde negativo. Atual novela das nove, Amor de Mãe ainda não conseguiu conquistar bons índices de audiência.
Ao contrário do que acontece normalmente, o Especial 2019 não teve um show gravado apenas para a Globo, com a presença do elenco da emissora no palco e na plateia. Dessa vez, mostraram apresentações do "rei" em Curitiba, Miami, Nova York, Lisboa, Madri e Londres.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.