Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISMO

CNN Brasil encerra operação de rádio após três anos e acaba com 'megalomania'

Reprodução/CNN Brasil

O jornalista Stêvão Limana apresenta a última edição da CNN Rádio em estúdio da CNN Brasil

O jornalista Stêvão Limana apresenta a última edição da CNN Rádio, na manhã desta sexta-feira (15)

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 15/12/2023 - 9h17
Atualizado em 15/12/2023 - 9h41

Acabou nesta sexta-feira (15) a aventura da CNN Brasil no rádio. Em comunicado interno, a direção do canal de notícias informou que encerrou a parceria com a rede de rádio Transamérica, iniciada em outubro de 2020, e que levava quatro horas de jornalismo ao dial do FM. O número de profissionais demitidos ainda é desconhecido, a única certeza é que o âncora Stêvão Limana fica.

O projeto CNN Rádio era considerado internamente o último "resquício de megalomania" da era Douglas Tavolaro. O ex-vice-presidente de Jornalismo da Record implantou a franquia brasileira da CNN em 2020 e a deixou um ano depois em conflito com seu sócio majoritário, o empresário Rubens Menin. Após se dedicar a um projeto de telejornalismo por inteligência artificial, Tavolaro trabalha atualmente no lançamento da versão brasileira da MSNBC.

O fim da rádio da CNN complementa um ciclo de redução drástica de custos iniciado há pouco mais de um ano, quando foram demitidos em um só dia cerca de 40 profissionais, entre eles Monalisa Perrone, Boris Casoy e Gloria Vanique.

No comunicado interno sobre o fim da CNN Rádio, a direção do canal de notícias informou que sua "estratégia de expansão segue definida com investimento crescente nas nossas plataformas digitais e TV e com o fortalecimento dos pilares de relevância e equilíbrio do nosso jornalismo".

Nos últimos tempos, a CNN Rádio já não recebia mais a prioridade de quando foi lançada. As seis horas diárias de transmissão, das 6h às 12h, foram reduzidas a quatro, das 5h às 9h (a primeira hora também era exibida na TV). Profissionais contratados para o projeto, como Sidney Rezende e Roberto Nonato, ambos ex-Globo, ficaram pelo caminho --o primeiro saiu no passaralho de dezembro de 2022 e o segundo, em outro corte em agosto último.

A CNN Rádio era veiculada pela Transamérica em 15 mercados brasileiros, incluindo alguns dos principais (São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Recife).

Em nota, a Transamérica afirmou que, encerrado o "novo player de mídia que uniu os formatos de rádio e televisão de maneira inovadora", agora "volta seu foco à grade de entretenimento e à programação esportiva", que sempre foram suas principais características.

Leia nota da CNN sobre o fim da rádio

"A CNN Brasil comunica que a partir desta data encerra sua parceria com a rádio Transamérica FM (FM 100,1 em São Paulo) que foi estabelecida em 2020."

"A CNN Brasil agradece imensamente a todos os colaboradores que se dedicaram à CNN Rádio ao longo desse período e também à valiosa relação com a Transamérica, uma experiência que acreditamos ter sido produtiva para todos."

"A estratégia de expansão da CNN segue definida com investimento crescente nas nossas plataformas digitais e TV e com o fortalecimento dos pilares de relevância e equilíbrio do nosso jornalismo, amplamente reconhecidos pelo público e pelo mercado."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.