Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES

Estrela da CNN Brasil, Daniela Lima pede demissão e fecha com a GloboNews

Reprodução/CNN Brasil

A jornalista Daniela Lima, de blusa branca, acena ao se despedir no encerramento do CNN 360 de quarta-feira

Daniela Lima se despede do público no encerramento do CNN 360 de quarta, o último que apresentou

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 22/6/2023 - 17h45
Atualizado em 22/6/2023 - 18h46

Principal apresentadora da CNN Brasil, a jornalista Daniela Lima pediu demissão do canal de notícias nesta quinta-feira (22). O fato causou estranhamento nas redes sociais e entre colegas da profissional por ter ocorrido justamente no dia em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Daniela era a âncora que mais batia de frente com o ex-presidente. Mas o verdadeiro motivo da despedida foi outro: ela está indo para a GloboNews, onde apresentará o Conexão.

A CNN Brasil confirmou o encerramento do contrato de Daniela e disse que tudo ocorreu de forma amigável. Em nota enviada ao Notícias da TV pela CNN, Daniela elogiou o canal:

Desejo vida longa à CNN Brasil, ainda mais sucesso a cada um dos profissionais que atuam no canal. Guardo profundo respeito e agradecimento por todo o aprendizado, oportunidade e liberdade de atuação que encontrei na casa, fundamentos que fizeram da emissora uma das maiores referências de jornalismo com qualidade do país.

Daniela Lima estava na CNN Brasil desde dezembro de 2019, antes mesmo da inauguração do canal, em março de 2020. Para aceitar o convite, ela teve de deixar a apresentação do Roda Viva, da TV Cultura, que havia assumido apenas quatro meses antes. Na CNN, se destacou por ter fontes e dar furos jornalísticos.

Nesta quinta, Daniela apareceu na Redação da CNN, mas não apresentou o telejornal CNN 360 --foi substituída por Raquel Landim. Nos bastidores do canal, circularam comentários de que ela estaria insatisfeita com restrições editoriais, como a suposta falta de liberdade para abordar assuntos como Bolsonaro, Sergio Moro (União Brasil), Arthur Lira (PL-AL), Lava Jato e STF. A CNN Brasil nega qualquer restrição editorial e diz que segue as diretrizes globais da CNN norte-americana.

Nas redes sociais e fóruns de discussão sobre televisão, a ausência de Daniela Lima no dia do julgamento de Bolsonaro foi notada. Houve quem levantasse suspeita de que ela não teria aceitado suposto veto a críticas ao ex-presidente.

A forma como Daniela Lima se despediu dos telespectadores do CNN 360, na véspera, gerou teorias de que sua demissão já era prevista. Ela encerrou o programa dizendo "Muito obrigada a você que ficou comigo aqui até hoje, até essa hora. CNN, você por dentro de tudo, tchau, até a próxima". A ênfase em "até hoje" em sua fala chamou a atenção.

O Notícias da TV apurou que Daniela Lima deixou a CNN Brasil porque está de mudança para a GloboNews. Executivos passaram o dia tentando fazê-la mudar de ideia, mas sem sucesso.

No canal de notícias da Globo, Daniela vai apresentar o Conexão GloboNews. A jornalista vai dividir com Leilane Neubarth e Camila Bonfim o comando da atração, que passará a ser exibida das 9h30 às 13h. Bete Pacheco, que ocupava o posto, será deslocada para o Especial de Domingo com Erick Bang.

"Conhecida pela busca incansável por notícias exclusivas, a experiente jornalista Daniela Lima chega ao canal para enriquecer ainda mais o time feminino do Conexão GloboNews, que é ancorado diretamente de três das principais capitais do país", informou a Globo em comunicado nesta noite.

"De São Paulo, a jornalista vai dividir o comando do telejornal --que passa a ser exibido das 9h30 às 13h-- com Leilane Neubarth, no Rio de Janeiro, e Camila Bomfim, em Brasília. Daniela já passou pelos principais jornais do país, como Folha de S.Paulo e Correio Braziliense, e pela revista Veja. Na TV, estreou como apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura. Seu último trabalho foi como âncora da CNN Brasil."

Leia a nota sobre a saída de Daniela Lima:

"A CNN Brasil e Daniela Lima comunicam que decidiram pelo encerramento do contrato de maneira amigável, a pedido da jornalista.

Contratada na concepção do projeto, Daniela Lima foi fundamental na implementação e consolidação da CNN no país. Exímia repórter e apresentadora de talento raro, foi protagonista do jornalismo político desde a estreia da emissora, em março de 2020, e se tornou referência para inúmeros profissionais.

A CNN Brasil e o público que a acompanha agradecem pelo companheirismo e comprometimento de Daniela Lima e deseja sorte e sucesso no seu próximo desafio.

'Desejo vida longa à CNN Brasil, ainda mais sucesso a cada um dos profissionais que atuam no canal. Guardo profundo respeito e agradecimento por todo o aprendizado, oportunidade e liberdade de atuação que encontrei na casa, fundamentos que fizeram da emissora uma das maiores referências de jornalismo com qualidade do país', diz Daniela."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.