Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GRACINHA

O que Hebe tem em comum com A Grande Família? Andréa Beltrão explica

Divulgação/Warner Bros.

Foto de divulgação do filme Hebe, a Estrela do Brasil mostra Andréa Beltrão caracterizada como Hebe Camargo

Andréa Beltrão caracterizada como Hebe Camargo no filme sobre a apresentadora: perua sim

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 19/9/2019 - 5h33

Prestes a aparecer no cinema e na TV como Hebe Camargo (1929-2012), a atriz Andréa Beltrão encontrou uma coincidência entre a famosa apresentadora que recebia convidados em seu sofá e a cabeleireira Marilda, que ela viveu na comédia A Grande Família (2001-2014), da Globo. "Eu acho que a Marilda é uma prima pobre da Hebe", conta.

As semelhanças entre as duas vão muito além de sua intérprete. Tanto Hebe quanto Marilda faziam o estilo perua, com roupas espalhafatosas, muitos acessórios (brincos, colares, anéis...) e um jeito de quem gosta de chamar a atenção --a diferença principal, claro, é que a cabeleireira da série de comédia apostava em bijuterias, enquanto a apresentadora esbanjava joias preciosas.

"Durante as filmagens [de Hebe, a Estrela do Brasil], eu me olhava e falava: 'Estou a Marilda muito rica'. Porque eu me sentia muito rica com aquelas joias todas", conta a atriz de 56 anos, em uma rara demonstração de bom humor. "Acho que se elas se conhecessem, seriam grandes amigas, acho que elas têm muita coisa em comum."

Curioso é que, apesar de viver papéis exagerados na TV, no cinema e no teatro, Andréa se comporta de maneira oposta na vida real. Tímida, ela fala pouco, dá respostas curtas --por vezes, até secas. Só se transforma quando assume a identidade de seus personagens, como se vestisse uma máscara.

E, para viver Hebe, Andréa se transformou mesmo. Sem usar nenhum truque de maquiagem ou prótese, ela assumiu a identidade da "gracinha" e chegou a comandar o palco e o sofá do programa como se fosse a própria. Mas a atriz prontamente rejeita a ideia de que o seu trabalho no filme seja uma "incorporação".

"Eu não acredito nisso. Possessão, incorporação, nada disso. Pode botar o vestido dela, os sapatos, a peruca, [o espírito] não vai descer. Meu método é outro, eu trabalho duro, gosto de trabalho pesado", explica ela, que diz ter visto milhares de horas de vídeos de Hebe e ainda contou com a ajuda de uma bailarina, uma professora de prosódia e uma cantora para a composição da apresentadora.

gianne carvalho/tv globo

Andréa em A Grande Família, na pele da cabeleireira Marilda: perua com baixo orçamento

Ela admite, no entanto, que demorou a encontrar o tom certo da loira. "Em um primeiro momento, parti para a imitação tosca e grosseira. Mas isso foi sozinha, em casa, sem testemunhas, só o Maurício [Farias, diretor do filme e marido de Andréa] viu algumas coisas porque eu pedia a opinião dele. Logo ficou claro que imitar não era o caminho, que eu tinha que encontrar a minha versão da Hebe", filosofa.

Encontro de Hebes

Na última terça (17), como parte da maratona de divulgação de Hebe, a Estrela do Brasil, Andréa deu uma entrevista ao Conversa com Bial. A produção do jornalista recuperou uma rara aparição da atriz no sofá da loira, em 1990. Foi uma das poucas vezes que Andréa e Hebe se encontraram.

A atriz, no entanto, preferiu não rever essa cena depois de aceitar o convite da roteirista Carolina Kotscho para dar vida à apresentadora. "Jamais me veria [no programa Hebe] de novo. Até levei um susto quando o Bial mostrou aquilo. Fiquei bastante impressionada com minha inabilidade e minha falta de jogo de cintura. Acho que, se eu tivesse visto aquilo, não teria feito o filme", diz, aos risos.

Confira o trailer do longa, que chega aos cinemas no dia 26:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.