Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Complô Contra a América

HBO encomenda minissérie que imagina os EUA com um presidente fascista

Divulgação/HBO

David Simon em Nova York, cidade de The Deuce; ele fará minissérie sobre um fascista no poder - Divulgação/HBO

David Simon em Nova York, cidade de The Deuce; ele fará minissérie sobre um fascista no poder

REDAÇÃO

Publicado em 8/11/2018 - 17h23

Criador de Deuce e The Wire (2002-2008), David Simon cravou uma nova produção na HBO que vai dar o que falar. O canal encomendou seis episódios da minissérie The Plot Against America, baseado em obra do escritor Philip Roth (1933-2018), chamada no Brasil de O Complô Contra a América (2004). No livro, os Estados Unidos são presididos por um fascista.

A história é ambientada em 1940, no começo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nas eleições americanas, o aviador Charles Lindbergh (1902-1974), típico herói da nação, representa o conservador Partido Republicano contra o democrata Franklin Roosevelt (1882-1945). Lindbergh vence, fecha um acordo com a Alemanha nazista de Adolf Hitler (1889-1945) e passa a comandar o país na base da xenofobia.

A política fascista de Lindbergh assusta os americanos, principalmente os judeus. Quem narra a história é o próprio Philip Roth, que aos sete anos de idade testemunha a ascensão do temerário líder em um bairro judaico de Newark (Nova Jersey).

Essa minissérie tende a ser bem recebida pela imprensa, mais à esquerda no jogo político, por contar uma história não muito distante da realidade, na qual grandes nações têm presidentes conservadores que tomam atitudes contra minorias, como imigrantes e judeus.

Porém, a HBO se viu em uma polêmica ao aprovar um projeto que conta uma outra história alternativa dos EUA. A série Confederate, comandada pelos cocriadores de Game of Thrones (David Benioff e D.B. Weiss), apresenta a nação americana sob o comando de escravocratas, vencedores da Guerra Civil (1861-1865). A reação contra a atração foi muito negativa, mas a HBO diz que não vai parar de tocar o projeto.

TUDO SOBRE

HBO

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.