Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Licorice Pizza: Doce e divertido, filme é um dos favoritos ao Oscar 2022

Divulgação/Universal Pictures

Alana Haim e Cooper Hoffman em Licorice Pizza

Alana Haim e Cooper Hoffman em Licorice Pizza; filme está entre os indicados ao Oscar 2022

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 17/2/2022 - 6h15

Novo filme do aclamado diretor Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), Licorice Pizza estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (17) como um dos favoritos ao Oscar 2022. Indicado em três categorias (melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original), o longa surpreende com uma doce e divertida história de amor juvenil sem apelação.

Com os serviços de streaming lutando pelo protagonismo da cultura nos últimos anos, tornou-se comum o lançamento de produções juvenis que apostam em cenas chocantes de sexo e nudez para conquistar o público. Esse formato ficou popular na Netflix e expandiu para suas concorrentes.

Por conta do atual cenário, ter um filme com a doçura de Licorice Pizza surgindo pelas mãos de um cineasta conhecido por narrativas maduras como Thomas Anderson não apenas surpreende, como representa um refresco no meio de tantas produções teen.

Situado no início dos anos 1970, Licorice Pizza recria a região de Encino na qual Thomas Anderson cresceu e passou boa parte da sua infância. No centro da história está Gary Valentine (Cooper Hoffman), ator mirim que busca continuar em alta após conseguir destaque em algumas produções.

Apesar de viver no meio da indústria cinematográfica pulsante da época, o garoto de apenas 15 anos é praticamente movido por ambição. Seu ímpeto em conseguir dinheiro e sucesso com os mais variados tipos de negócios --de venda de colchões de água ao comando de uma loja de fliperamas-- o faz parecer mais velho, mas, no fundo, ele ainda é apenas um adolescente inseguro.

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICtures

Os amigos Gary e Alana em Licorice Pizza

Os amigos Gary e Alana em Licorice Pizza

O caminho de Gary cruza o de Alana Kane (Alana Haim), jovem de 25 anos que tem uma vida praticamente estática e sem planos para o futuro. Ao conhecer o garoto durante uma sessão de fotos para crianças, ela se encanta por seu jeito malandro e se deixa cair no flerte adolescente do rapaz.

Os dois mantêm uma forte amizade apesar da paixão de Gary por Alana e a admiração da moça pelo protagonista. A diferença de idade é sempre citada como empecilho, mas ambos expressam sentimentos de desconforto ao ver o outro se aproximando de um possível "rival".

Mesmo com ares de amor impossível, a trama nunca se afasta da ternura de um romance adolescente e da experiência do primeiro amor. Diferentemente de outros filmes do diretor, que expressam paixão de uma maneira quase voraz, Licorice Pizza se mantém fiel à essência de seus personagens. Não há nada de errado com Gary e Alana, assim como não é absurdo um garoto se apaixonar por uma moça mais velha --e a mesma admirá-lo de volta, dadas as circunstâncias de sua vida.

De certa forma, o longa foca no crescimento do "não casal" enquanto eles amadurecem e se frustram juntos. Tudo isso dentro da estética e direção certeira de Anderson que parece transportar o espectador de volta para 1973, seja por meio de músicas, referências a artistas ou mesmo costumes que bombavam nos EUA.

Há ainda participações especiais (e marcantes) de astros como Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos) e Bradley Cooper (Se Beber, Não Case) em situações que até poderiam soar gratuitas, mas acrescentam humor e conflitos que apenas enriquecem a jornada dos protagonistas. Nada em Licorice Pizza é por acaso, por mais simples que seja.

Assista ao trailer legendado de Licorice Pizza:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.