Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VILÃO DE STAR WARS

Intérprete de corpo de Darth Vader, David Prowse morre aos 85 anos

DIVULGAÇÃO/LUCASFILM

O ator David Prowse fantasiado de Darth Vader em 1977

Ator que viveu Darth Vader na trilogia original de Star Wars, David Prowse morreu neste domingo (29)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/11/2020 - 11h55

Intérprete de corpo de Darth Vader em três filmes da saga Star Wars, David Prowse morreu neste domingo (29), conforme noticiou a agência de notícias BBC. O ator britânico tinha dois metros de altura e viveu o vilão e pai de Luke, o protagonista da história Guerra nas Estrelas. Apesar disso, a voz famosa dos cinemas era de James Earl Jones.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Em 2009, Prowse anunciou que estava com câncer de próstata e que havia passado por sessões de radioterapia em Londres, na Inglaterra. Na época, ele disse que estava tendo avanços no tratamento e se sentindo "fantástico".

"Que a força esteja com ele, sempre! Embora famoso por interpretar muitos monstros, para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas", disse Thomas Bowington, agente do artista, à BBC. 

David Prowse trabalhava como fisiculturista quando chamou a atenção do diretor George Lucas em 1976. Por causa de seu forte sotaque britânico, ele foi dublado pelo norte-americano James Earl Jones no papel de Vader. 

Com o sucesso da saga Star Wars, Prowse participou de convenções sobre a história em todo o mundo durante quase 40 anos, mas tiveram rumores no meio artístico de que ele se desentendeu com o diretor George Lucas e, por isso, foi banido dos eventos oficiais em 2010.

Apesar de ter vivido um dos personagens mais icônicos do cinema, o astro costumava dizer que seu trabalho no filme Green Cross Code Man, o herói criado para promover uma campanha britânica de segurança no trânsito, foi "o melhor trabalho que já teve".

Em 2011, o ator lançou sua autobiografia, intitulada Straight from the Force's Mouth, traduzido livremente como Direto da Boca da Força. Em 2015, ele estrelou um documentário sobre Dart Vader, chamado I Am Your Father (Eu Sou o Seu Pai), um dos bordões mais famosos do cinema. 

Prowse nasceu em 1º de julho de 1935 em Bristol, na Inglaterra, onde morreu. O ator deixa a mulher Norma E. Scammell, com quem era casado desde 1963, e três filhos. O norte-americano Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker nos filmes ao lado dele, lamentou a morte do antigo colega de elenco em uma mensagem no Twitter.

"Muito triste em saber da morte de David. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam", escreveu o intérprete.

Confira a mensagem de Mark Hamill: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.