NACIONAIS E INTERNACIONAIS
REPRODUÇÃO/STELLA CARVALHO E INSTAGRAM
Sophie Charlotte e Rodrigo Faro protagonizarão cinebiografias em 2023; veja a lista completa
As estreias de cinebiografias em 2023 cria euforia entre admiradores da sétima arte. Com um espaço reservado para homenagens a artistas brasileiros, estúdios cinematográficos se preparam para compartilhar histórias íntimas de figuras influentes do entretenimento.
Cinebiografias foram bem exploradas pelo cinema internacional nos últimos anos. Alvo de grandes expectativas, o gênero lida com a pressão dos fãs e exige um desenvolvimento delicado ao abordar a privacidade de pessoas reais.
Confira cinco filmes biográficos que serão lançados em 2023:
Whitney Houston (1963-2012) é um dos principais nomes da música internacional. Sua história de vida se tornou tema do filme I Wanna Dance with Somebody, cujo título é inspirado em um dos principais hits de sua carreira.
Dirigido pela cineasta Kasi Lemmons, o longa está previsto para estrear em 12 de janeiro nos cinemas brasileiros. Whitney será interpretada pela atriz Naomi Ackie, conhecida por seu trabalho como Jannah em Star Wars: A Ascensão de Skywalker (2019).
Em uma entrevista para o site NME, Naomi revelou que o medo de cantar quase a fez desistir do papel. "Eu tinha um medo intenso do palco e de cantar na frente das outras pessoas. Fazer isso sempre me deixou nervosa".
A trama foi roteirizada por Anthony McCarten, responsável por Bohemian Rhapsody (2019), a cinebiografia de Freddie Mercury. Para o novo projeto, o autor incluiu relacionamentos controversos de Whitney e críticas frequentes ao trabalho da artista --a cantora recebeu ataques por ter canções "muito brancas".
A trama acompanha a infância e a adolescência de Steven Spielberg no Arizona, anos antes de se tornar um dos diretores mais requisitados da indústria hollywoodiana. O filme, que foi dirigido pelo próprio Spielberg, está previsto para estrear em 9 de fevereiro nos cinemas brasileiros.
Os Fabelmans já foi lançado nos Estados Unidos e tem feito sucesso nesta temporada de premiações. Para a próxima edição do Globo de Ouro, a produção concorre a cinco categorias --incluindo Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor.
Spielberg, que também roteirizou o longa, se emocionou ao falar sobre o desenvolvimento da trama em um vídeo divulgado pela Universal Pictures. "Não queria [que as gravações] terminassem, e ainda não quero que termine. Foi um período incrível da minha vida, literalmente, porque isso é sobre um período da minha vida".
DIVULGAÇÃO/STELLA CARVALHO
Sophie Charlotte em Meu Nome é Gal
O filme é uma cinebiografia da cantora Gal Costa (1945-2022). Interpretada por Sophie Charlotte, a produção acompanha a jornada da cantora baiana no momento em que ela se muda para o Rio de Janeiro e se torna uma das principais revelações musicais do país.
A produção é dirigida por Dandara Ferreira. Em entrevista ao Fantástico, a cineasta desabafou sobre a morte da cantora. "Fico até triste porque ela me pedia todos os dias para ver o filme, mas infelizmente ela não viu o filme que foi feito para ela".
Meu Nome é Gal teve origem em 2017 e está previsto para ser lançado em 8 de março. "Ser mulher hoje no Brasil se deve muito a Gal Costa. Agora é transformar esse momento de dor na celebração dessa existência gloriosa", relatou Sophie em conversa com a atração da Globo.
Rodrigo Faro como Silvio Santos
Dirigido por Marcelo Antunez (Polícia Federal: A Lei É para Todos), a produção reconstrói o caso policial de 2001 em que o apresentador Silvio Santos foi feito refém junto de sua filha Patrícia Abravanel. O filme está previsto para estrear em 2023.
Na cinebiografia, o proprietário do SBT será interpretado por Rodrigo Faro. A caracterização do artista como Silvio Santos gerou memes na internet. Apesar disso, Faro se mostrou contente com o retorno para o set de filmagens. Seu último trabalho como ator havia sido no folhetim Chamas da Vida, exibido em 2008 pela Record.
O Sequestro marca o segundo ano consecutivo em que uma produção biográfica sobre Silvio Santos é lançada no circuito comercial. Neste ano, a série O Rei da TV, disponível na plataforma Star+, abordou o amadurecimento profissional do dono do SBT.
STAR+
Mauricio de Sousa será interpretado pelo filho
O pai da Turma da Mônica será homenageado em uma produção original da Disney. Ainda sem título definido, o filme acompanhará a infância de Mauricio de Sousa e o desenvolvimento de sua paixão por histórias em tirinhas.
O cartunista será interpretado pelo filho, Mauro Sousa. Inicialmente, o ator rejeitou o convite para participar do filme. Acostumado com peças de teatro, o artista estava inseguro com seu desempenho nos cinemas. Após uma conversa com o diretor Pedro Vasconcelos, Mauro deu uma chance para o papel.
“É uma sensação esquisita, né? Eu era assim [fisicamente], e o meu filho é assim agora. Mas realmente é uma situação muito feliz, eu adorei. O Mauro é um grande ator”, revelou Mauricio durante sua participação na CCXP22.
O filme ainda não tem uma data de lançamento, mas sua estreia está prevista para 2023. Para Mauricio, a parceria com o filho pode ser prolongada ao decorrer dos anos. "Isso não vai acabar aqui, acho que nós vamos continuar com essa brincadeira durante um tempo."
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.