DISPUTA DE MILHÕES
DIVULGAÇÃO/GLOBO FILMES/LUCASFILM
Dona Hermínia (Paulo Gustavo) e Kylo Ren (Adam Driver) vão brigar por espaço nos cinemas neste mês
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 19/12/2019 - 5h11
Das quase 3 mil salas de cinemas disponíveis no Brasil, 2 mil exibirão o filme Star Wars: A Ascensão Skywalker a partir desta quinta (19). Daqui a duas semanas, entra em cartaz um outro arrasa-quarteirão do grupo Disney: Frozen 2. Será entre essas estreias que será lançado Minha Mãe É Uma Peça 3, franquia de comédia nacional que já levou mais de 13,8 milhões de pessoas às telonas.
Essa promete ser a mais recente disputa por espaço de um sucesso de humor brasileiro contra as megaproduções da empresa do Mickey.
De Pernas Pro Ar 3 entrou em cartaz em 11 de abril e conseguiu atrair quase 1,2 milhão de pessoas em suas duas primeiras semanas. Mesmo assim, o longa praticamente sumiu das salas em 25 de abril, quando Vingadores: Ultimato foi lançado e ocupou mais de 2.700 espaços de exibição, 92% da oferta nacional.
Na ocasião, até pessoas que já tinham ingressos comprados com antecedência para assistir ao filme protagonizado por Ingrid Guimarães não conseguiram vê-lo, porque as exibidoras optaram por disponibilizar sessões dos heróis de última hora.
O longa mais esperado do Universo Cinematográfico Marvel foi um fenômeno no mundo inteiro --virou o filme de maior bilheteria na história do cinema, à frente de Avatar (2009), Titanic (1997) e Star Wars - O Despertar da Força (2015). Foi também a produção mais vista no Brasil em todos os tempos: 19,6 milhões de pessoas.
A franquia nacional sobre a dona de uma linha de produtos sexuais foi vítima da ausência da Cota de Tela, uma regra que obriga cinemas no Brasil a exibirem um percentual de filmes nacionais todo ano. O decreto precisa ser renovado anualmente, e o ex-presidente Michel Temer não fez isso antes de terminar o seu mandato em 2018. Sem essa obrigação, as empresas seguem critérios comerciais próprios.
No caso do embate de Minha Mãe É Uma Peça 3 contra A Ascensão Skywalker e Frozen 2, a situação tende a ser um pouco mais vantajosa para a comédia.
Além de ser lançado em uma época em que as pessoas vão mais ao cinema por causa do recesso nos trabalhos e das férias escolares, o filme é protagonizado por Paulo Gustavo, que lançou dois longas nos últimos três anos, sempre nesse período de festas --ambos levaram mais de 5 milhões de pessoas às telonas.
Outro ponto que favorece o longa de dona Hermínia é que, apesar de serem arrasa-quarteirões, o desfecho de Star Wars e a segunda parte de Frozen não devem vender os quase 20 milhões de ingressos de Vingadores: Ultimato.
Somados, O Despertar da Força (2015) e Os Últimos Jedi (2017) foram vistos por 10,2 milhões de pessoas --menos do que o público levado ao cinema pelos dois primeiros longas de Minha Mãe É Uma Peça. Já a primeira parte de Frozen foi assistida por 4,2 milhões de pessoas no Brasil.
Assista abaixo ao trailer de Minha Mãe É Uma Peça 3, que chega aos cinemas em 26 de dezembro:
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